Pesquisa do Procon aponta redução de dez centavos no preço da gasolina em Juiz de Fora

Agência participa de mutirão nacional "Preço Justo" promovido nesta quarta-feira (24)

Por Redação

Entram hoje (7) em vigor os novos preços da gasolina e do óleo diesel. O reajuste da gasolina é de 3%. Já o aumento do diesel será de 6%. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Juiz de Fora (PJF) realiza, semanalmente, pesquisa para monitorar os preços dos combustíveis no município. Segundo o Procon, a pesquisa realizada nesta segunda-feira (22), levantou o preço em dez postos de gasolina na região sul e as amostras revelaram pouca variação do preço dos combustíveis direto da bomba, e uma redução de aproximadamente dez centavos e no Diesel S10 uma redução de aproximadamente 17 centavos. Já para o etanol não foi observada redução até o momento. 

O Procon divulgou nesta quarta-feira (24), que participa do mutirão nacional “Preço Justo” promovido nesta quarta-feira, 24, pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). O levantamento realizado pelo órgão será enviado para intervenção do Governo Federal.

A ação, que acontece em todo o Brasil, envolve o monitoramento de preços nos postos de combustíveis. O objetivo é verificar os menores e maiores valores encontrados a fim de montar um “Relatório de Monitoramento da Precificação dos Combustíveis”. Em Juiz de Fora, o Procon já realiza toda semana pesquisa de preço nos postos para orientar o consumidor sobre os melhores preços a cada semana e identificar preços abusivos.

Veja abaixo o levantamento feito na última segunda. 

A supervisora de estudos e pesquisas do Procon, Gisele Zaquini, destaca que o monitoramento semanal dos preços dos combustíveis visa acompanhar o comportamento dos preços praticados na cidade de Juiz de Fora. “As pesquisas possuem como objetivo orientar o consumidor sobre os postos com os melhores preços a cada semana, bem como identificar possíveis preços abusivos”, explica.

O Procon da PJF orienta que o consumidor realize a denúncia caso constate alguma irregularidade nas condições de segurança ou prática de preços abusivos. Os canais de denúncia são o site Prefeitura Ágil ou, presencialmente, com agendamento prévio através dos números (32) 3690-7610 ou (32) 3690-7611.