HU UFJF pleiteia prioridade para recursos do Governo Federal para retomada das obras

Por Da Redação

Complexo hospitalar do HU pleiteia investimentos prioritários do PAC

Durante agenda em Brasília com representantes do Ministério da Educação (MEC), da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o reitor da UFJF, Marcus Vinicius David, tratou da retomada das obras do HU/UFJF. Segundo a Universidade, a expectativa é que a demanda seja considerada uma prioridade do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo Lula.

O reitor ressaltou a articulação com lideranças políticas, entre elas, a prefeita Margarida Salomão e a deputada federal Ana Pimentel, realizada desde o início do ano,com esforços para viabilizar a retomada da obra. Marcus David afirmou que essa necessidade já foi defendida tanto pela Sesu, quanto pelo Ebserh, em ocasiões anteriores.

O resultado desses esforços, conforme o reitor, geraram a possibilidade de inclusão do HU no PAC.  “Na nossa avaliação, as obras que estiverem no programa são as que receberão prioridade pelo governo. Isso nos enche de expectativa, pois sinaliza a possibilidade que essa obra seja retomada.” A expectativa após a agenda é a da concretização dessa possibilidade em agosto, quando o governo federal divulgará as demandas prioritárias.

O reitor disse que as obras que vão constar no PAC são aquelas que serão realizadas até 2026. Caso o HU/UFJF esteja entre as contempladas, a ideia é que a estrutura seja entregue ainda dentro da gestão de Lula.