Artistas de Juiz de Fora já podem se inscrever no 'É Nóis na Praça', um projeto de intervenção em praças do município
Nesta sexta-feira (30) serão abertas as inscrições para o projeto “É Nóis na Praça”. Este é um projeto de intervenção em 18 praças do município. As inscrições são gratuitas e online.
Nele, serão contemplados três projetos de coletivos de artistas. As intervenções vão ser em graffiti, street art, muralismo, entre outras modalidades de arte visual, e os trabalhos precisam ser inéditos, autorais e com temas relevantes à sociedade contemporânea.
Os interessados devem se inscrever através do Prefeitura Ágil. É importante também que todos os artistas se cadastrem no CadCultural da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). O prazo para inscrever as propostas termina às 18h do dia 14 de agosto.
O objetivo principal do projeto se relaciona com a valorização e vivência coletiva nos espaços urbanos. Para a viabilização do projeto, cada selecionado receberá o valor bruto de R$ 47.500,00.
A assessora da Secretaria de Governo, Júlia Daibert, coordena a iniciativa e ressalta a importância da intervenção artística nos espaços da cidade. “O objetivo é transformar o espaço público através da arte, dando mais vida e cor. É um projeto que integra o Programa Boniteza, coordenado pela Secretaria de Governo, e esse é o segundo edital que lançamos para o É Nóis na Praça. Ao todo, considerando os dois editais, serão 23 praças contempladas”, explica.
Encontro para tirar dúvidas
Para responder eventuais dúvidas dos artistas que desejam participar do edital, a PJF promove uma reunião na próxima quarta-feira, 5, às 18h30, no segundo andar do Espaço Cidade (Teatro João Carriço). Além disso, o e-mail enoisnapracapjf@gmail.com está disponível como um canal direto para atender os questionamentos ao longo de todo o processo.
Critérios para inscrição
A participação é aberta para coletivos de artistas (pessoas físicas e jurídicas). É necessário ter no mínimo 18 anos completos ou ser regularmente emancipado. Há também a exigência de experiência comprovada na produção artística cultural do município.
Os interessados devem apresentar 12 propostas artísticas que façam alusão às origens e culturas brasileiras, através de cores e formas que representam o país. Cada uma dessas propostas precisa ter um conjunto de croquis, com dez elementos diferentes, conforme especificado no edital.
Confira o edital
Praças contempladas
Ao todo, 18 praças, de todas as regiões urbanas da cidade, serão agraciadas com as intervenções, levando boniteza para o caminho de centenas de pessoas. Confira a listagem completa abaixo:
Praça Maria Luiza Gasparete - Jardim Glória
Praça José De Castro Barbosa - Vila Ideal
Praça Poliesportiva Do Ipiranga - Ipiranga
Praça Terezinha Fleury Cruz - São Pedro
Praça Ana Esméria - Barreira Do Triunfo
Praça De Desportos Izolino Gonçalves Coelho - Graminha
Praça Espírito Santo - Centro
Praça Santa Rita - Santa Rita
Praça Padre Geraldo Pelzers - Santa Luzia
Praça João Bernardino Pires - Nova Era II
Praça Da Independência - Santa Efigênia
Praça João Álvares De Assis - Jardim Esperança
Praça Rotary Club - Jardim Glória
Praça Gruta Nossa Senhora Aparecida - Furtado De Menezes
Praça Major Esteves - Eldorado
Praça Déa Caputo Monachesi - Caiçaras
Praça De São Judas Tadeu - São Judas Tadeu
Praça Coronel Aprígio - Centro