Artistas de Juiz de Fora já podem se inscrever no 'É Nóis na Praça', um projeto de intervenção em praças do município

Por Redação

Batalha Virtual de Dan?as Urbanas mobiliza crian?as, adolescentes e jovens

Nesta sexta-feira (30) serão abertas as inscrições para o projeto “É Nóis na Praça”. Este é um projeto de intervenção em 18 praças do município. As inscrições são gratuitas e online.

Nele, serão contemplados três projetos de coletivos de artistas. As intervenções vão ser em graffiti, street art, muralismo, entre outras modalidades de arte visual, e os trabalhos precisam ser inéditos, autorais e com temas relevantes à sociedade contemporânea.

Os interessados devem se inscrever através do Prefeitura Ágil. É importante também que todos os artistas se cadastrem no CadCultural da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). O prazo para inscrever as propostas termina às 18h do dia 14 de agosto.

O objetivo principal do projeto se relaciona com a valorização e vivência coletiva nos espaços urbanos. Para a viabilização do projeto, cada selecionado receberá o valor bruto de R$ 47.500,00.

A assessora da Secretaria de Governo, Júlia Daibert, coordena a iniciativa e ressalta a importância da intervenção artística nos espaços da cidade. “O objetivo é transformar o espaço público através da arte, dando mais vida e cor. É um projeto que integra o Programa Boniteza, coordenado pela Secretaria de Governo, e esse é o segundo edital que lançamos para o É Nóis na Praça. Ao todo, considerando os dois editais, serão 23 praças contempladas”, explica.

Encontro para tirar dúvidas

Para responder eventuais dúvidas dos artistas que desejam participar do edital, a PJF promove uma reunião na próxima quarta-feira, 5, às 18h30, no segundo andar do Espaço Cidade (Teatro João Carriço). Além disso, o e-mail enoisnapracapjf@gmail.com está disponível como um canal direto para atender os questionamentos ao longo de todo o processo.

Critérios para inscrição

A participação é aberta para coletivos de artistas (pessoas físicas e jurídicas). É necessário ter no mínimo 18 anos completos ou ser regularmente emancipado. Há também a exigência de experiência comprovada na produção artística cultural do município.

Os interessados devem apresentar 12 propostas artísticas que façam alusão às origens e culturas brasileiras, através de cores e formas que representam o país. Cada uma dessas propostas precisa ter um conjunto de croquis, com dez elementos diferentes, conforme especificado no edital.

Confira o edital

Praças contempladas

Ao todo, 18 praças, de todas as regiões urbanas da cidade, serão agraciadas com as intervenções, levando boniteza para o caminho de centenas de pessoas. Confira a listagem completa abaixo:

Praça Maria Luiza Gasparete - Jardim Glória

Praça José De Castro Barbosa - Vila Ideal

Praça Poliesportiva Do Ipiranga - Ipiranga

Praça Terezinha Fleury Cruz - São Pedro

Praça Ana Esméria - Barreira Do Triunfo

Praça De Desportos Izolino Gonçalves Coelho - Graminha

Praça Espírito Santo - Centro

Praça Santa Rita - Santa Rita

Praça Padre Geraldo Pelzers - Santa Luzia

Praça João Bernardino Pires - Nova Era II

Praça Da Independência - Santa Efigênia

Praça João Álvares De Assis - Jardim Esperança

Praça Rotary Club - Jardim Glória

Praça Gruta Nossa Senhora Aparecida - Furtado De Menezes

Praça Major Esteves - Eldorado

Praça Déa Caputo Monachesi - Caiçaras

Praça De São Judas Tadeu - São Judas Tadeu

Praça Coronel Aprígio - Centro