Juiz de Fora cai para a 81º posição no Ranking de Cidades Empreendedoras em 2023

Queda em itens como cultura empreendedora pesaram no resultado

Por Da Redação

Ventania assustou moradores em vários pontos de Juiz de Fora

O município de Juiz de Fora caiu de 78º para 81º no ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) na edição de 2023. O levantamento é feito pela Escola Nacional de Administração Pública - Enap em parceria com a Endeavor, que é uma organização sem fins lucrativos voltada para a formação de empreendedores. Os três primeiros municípios do ranking geral são: São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e Joinville (SC), respectivamente. 

A avaliação mede sete determinantes com dados disponibilizados em bases públicas abertas, como o Produto Interno Bruto publicado pelo IBGE, indicadores como Alíquota de ICMS e Tempo de Registro, Cadastro e Viabilidade de Nome, entre outros. 

Dos sete determinantes, Juiz de Fora melhorou o desempenho em quatro itens. Em infraestrutura, que mede os transportes e condições urbanas, a cidade saiu da 69ª para a 23ª posição. No quesito inovação, saiu da 73ª para 47ª e no item mercado, que leva em consideração o desenvolvimento econômico e potenciais clientes, evoluiu de 60ª para 48ª.

O município também subiu uma colocação no determinante ambiente regulatório, que mede o tempo de processos, a tributação e a complexidade burocrática, saindo da 96ª posição em 2022 para 95ª em 2023.

Nos indicadores em que teve um desempenho menor, Juiz de Fora, registrou queda do 17º para o 22º lugar no item capital humano, em que são avaliados o acesso à qualidade de mão de obra básica e qualificada. Houve queda também no acesso ao capital disponível, da 36ª para a 39ª e, por fim, onde a queda foi mais expressiva, no quesito cultura empreendedora, que identifica a imagem do empreendedorismo, a a diferença foi do 46º para o 76º lugar.