Campanha Papai Noel dos Correios começa em Juiz de Fora; veja como apadrinhar uma cartinha

A intenção é incentivar o interesse pelo aprendizado da escrita de cartas pelas crianças e estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais.

Por Redação

Funcionário dos Correios vestido de Papai Noel para a campanha

Teve início em Juiz de Fora a Campanha Papai Noel dos Correios. Os interessados em apadrinhar uma cartinha têm até 15 de dezembro para retirar pessoalmente, ou on-line, e a entrega do presente deve ser feita até 22 do próximo mês.

De acordo com os Correios, a iniciativa teve início há mais de 30 anos, quando os funcionários da empresa recebiam cartinhas de crianças que estavam aprendendo a escrever ou faziam desenhos dos presentes que desejavam.

A intenção da campanha é incentivar o interesse pelo aprendizado da escrita de cartas pelas crianças e estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais.

Para saber quais cidades participam da campanha, é só acessar o site

Quem pode enviar cartinha?

Os Correios explicaram que podem enviar cartinhas para apadrinhamento crianças de até 10 anos, de escolas da rede pública de ensino escolhidas pela Secretaria de Educação estadual ou municipal, que estão na Educação Infantil – Creche e Pré-escola e no Ensino Fundamental até o 5º ano, independentemente da idade e de crianças de creches, abrigos e núcleos socioeducativos.

Não há limites de idade de pedidos de pessoas com deficiência (PcD).

Como apadrinhar uma cartinha?

Qualquer pessoa pode apadrinhar uma cartinha da campanha. É possível fazer a retirada física da cartinha, comparecendo à Agência dos Correios que fica na Rua Marechal Deodoro, 470, no Centro.

Também é possível fazer a adoção pela internet, no site da Campanha, na aba Adoção On-line. 

Os Correios ressaltam que é importante lembrar que "as cartinhas solicitadas serão retiradas do sistema de adoção e deixarão de ficar disponíveis. Se por algum motivo não conseguir realizar o sonho da criança, ela perderá a oportunidade de ter seu sonho realizado por outros padrinhos".

Como entregar o presente?

O presente será entregue pelos Correios à criança da cartinha. Caso os presentes não possam ser entregues às crianças (em razão de endereço insuficiente, incorreto ou mudança de destinatário, entre outros motivos), serão doados pelos Correios a instituições sem fins lucrativos.

Veja abaixo as recomendações para embrulho dos presentes:

  • Caso o brinquedo seja frágil: acondicione-o de forma adequada, utilizando caixa, e escreva “Frágil” no pacote;
  • Bicicletas devem ser entregues, preferencialmente, em caixas;
  • Para identificação do presente, afixar o cabeçalho da carta no presente com o campo reservado ao padrinho devidamente preenchido. O número da carta na embalagem dos presentes identificará a carta adotada.