Prefeitura fecha 'Casa de Passagem' para população em situação de rua na Zona Norte de Juiz de Fora

Fórum da população em situação de rua mostra preocupação

Por Redação

Senado aprova bolsa de qualificação para população em situação de rua

A Prefeitura de Juiz de Fora fechou nessa quarta-feira (6) a Casa de Passagem que atendia a população em situação de rua no Bairro Benfica, Zona Norte de Juiz de Fora. De acordo com o Fórum Municipal da População em Situação de Rua, até o momento não há respostas se houveram encaminhamentos dos atendidos no local. 

A casa de passagem funcionava como um acolhimento noturno para as pessoas em situação de rua. Em entrevista ao Portal Acessa, o Fórum informou que está previsto para o próximo domingo (10) o fechamento do centro de apoio NuPop, local que faz o acompanhamento das pessoas que estão em situação de rua, auxilia com orientações e encaminhamentos e é um centro de convivência e suporte, com o funcionamento na parte da manhã/tarde, oferta água, sanitários, banho, lavanderia, descanso, oficinas, internet etc. Além disso nesses equipamentos ao todo são ofertadas 4 refeições ao dia.

"É uma ação para camuflar o preconceito com a população em situação de rua, ação que já é fadada ao fracasso e feita as pressas e nessa, uma porcentagem grande ficará somente com uma refeição por dia e uma torneira na praça Jeremias Garcia, para se levar, tomar água, etc", afirma o Fórum. 

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura solicitando um posicionamento, em nota o Executivo destacou que:

1. Trata-se de um avanço na política de cuidado com as pessoas em situação de rua, na medida em que o acolhimento deixa de ser feito em casa de passagem, adotando o auxílio-moradia

2. Essa política vai ao encontro do perfil do público em questão, que, apurou-se, vive há pouco tempo nas ruas. Nesses casos, o auxílio-moradia tem sido eficiente para a saída das ruas

3. Além do auxílio-moradia, o programa instituído garantirá o acompanhamento dessas pessoas, em particular quanto ao atendimento à saúde e assistência social.

Casa de Pasagem para homens e mulheres

O atendimento em unidade institucional de passagem é uma oferta de acolhimento imediato e emergencial, com profissionais preparados para receber os usuários em qualquer horário do dia ou da noite, enquanto se realiza um estudo diagnóstico detalhado de cada situação para os encaminhamentos necessários.

A Casa de Passagem assiste homens, mulheres e famílias em trânsito em equipamentos distintos.