Conselheiros Tutelares são empossados e iniciam mandato em Juiz de Fora

Cerimônia ocorreu no Teatro Paschoal Carlos Magno

Por Da Redação

Conselheiros foram empossados em Juiz de Fora

Os novos 25 conselheiros tutelares de Juiz de Fora foram empossados para o mandato de 2024/2027 em cerimônia realizada no Teatro Paschoal Carlos Magno, na manhã desta quarta-feira (10). Este ciclo é marcado pela inserção de dois novos espaços de atendimento, que totalizam agora cinco conselhos tutelares na cidade.  Cada unidade conta com cinco profissionais para o atendimento. Cerca de 30 mil conselheiros tutelares tomaram posse nesta quarta-feira, 10, em todo o Brasil

A prefeita Margarida Salomão iniciou a solenidade enfatizando a participação feminina, a mobilização popular no processo e abordou as responsabilidades dos conselheiros perante a sociedade. Ao todo são 21 mulheres e quatro homens. Ela relembrou que o dia das eleições do conselho marcou o primeiro domingo com gratuidade no transporte público na cidade. “Ao longo da década de 90, com a constituinte e a criação desta função, o Brasil teve um avanço social de caráter inovador. É uma responsabilidade da sociedade cuidar de suas crianças e dos seus adolescentes e o nosso compromisso com o sistema de proteção é basilar”, pontuou a prefeita.

Os membros dos Conselhos Tutelares desempenham importante papel para a infância e juventude brasileira e, durante o mandato de quatro anos, esses servidores públicos têm a responsabilidade de zelar pela garantia de direitos fundamentais. Eles também atuam como mediadores entre as instituições governamentais, a comunidade e as famílias, com o objetivo de assegurar o bem-estar das crianças e adolescentes

Durante a fala na sessão, o secretário especial de Direitos Humanos, Biel Rocha, lembrou o recorde de eleitores na eleição do dia 1º de outubro de 2023, quando 16.220 pessoas compareceram nos colégios eleitorais para votar nos representantes dos conselhos, um crescimento de 125% em relação à última eleição, em 2019. 

De acordo com o juiz de Direito da Vara da Infância e da Juventude, Ricardo Rodrigues Lima, o conselheiro tutelar é o ator mais importante do sistema de proteção da infância e da juventude, já que é a porta de entrada de 80% dos casos que chegam à justiça. “Sejam felizes na jornada que se inicia e tenham no Judiciário parceiros para trabalharmos em conjunto”, parabenizou os novos profissionais.

Os conselheiros tutelares receberam o certificado de posse da prefeita Margarida Salomão e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança, Sebastiana Regina Costa e seguiram para o início das atividades nos cinco espaços de atendimento do município. A solenidade foi encerrada com a apresentação “Infância” do ator Marcus Amaral.