Idoso é encontrado vivendo em situação análoga à escravidão dentro de curral em Juiz de Fora
A Polícia Civil desmantelava um esquema de furto de fio de cobre em um ferro-velho quando o idoso foi achado em condições subumanas.
Um esquema de receptação de fios de cobre furtados revelou uma situação análoga à escravidão em Juiz de Fora: um idoso de 68 anos foi encontrado vivendo em condições subumanas dentro de um cômodo junto ao curral, cercado por esterco e bois, nessa quarta-feira (20).
A Polícia Civil desmantelou o esquema de furto de aproximadamente 500 metros de fios de cobre em um ferro-velho. Um homem de 42 anos foi preso no Bairro Aeroporto, por receptação.
Durante a prisão, a Polícia Civil encontrou o idoso em condições subumanas. Ele foi identificado como funcionário do local. Segundo o delegado responsável pela operação, Márcio Rocha, o idoso não recebia salário pelo trabalho e ainda pagava pela moradia a quantia de R$ 250.
O Ministério Público do Trabalho foi acionado.
Esquema de receptação
A Polícia Civil informou que as investigações, conduzidas pela Força-Tarefa de Combate ao Crime Organizado, foram iniciadas após receberem informações sobre possíveis receptadores dos materiais furtados. Uma denúncia anônima levou os investigadores a um ferro-velho no Bairro Santos Dumont.
Drones sobrevoaram o Bairro Aeroporto, em uma área próxima à residência do responsável pelo ferro-velho, e identificaram uma grande quantidade de cabos de alta tensão armazenados nos fundos do imóvel.
De acordo com a Civil, isso foi em uma tentativa de evitar qualquer vínculo direto com estabelecimento comercial.
Os policiais entraram no imóvel e constataram a veracidade das informações e prenderam em flagrante o suspeito, que foi encaminhando ao sistema prisional.