Morre Joãzinho da Percussão, músico de Juiz de Fora

Músico cresceu no Bairro São Mateus e conquistou admiração ao longo da trajetória artísticas. O enterro será neste sábado (18).

Por Redação

Joãozinho da Percussão

Aos 84 anos, João Baptista Pereira, conhecido como Joãozinho da Percussão, morreu nessa sexta-feira (17). Joãozinho é um dos grandes nomes da música de Juiz de Fora. A causa da morte não foi divulgada.

A Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) prestou uma homenagem ao músico, que deixa um legado inesquecível para a cidade. A Funalfa destaca que, em 2010, a história de vida e a carreira de músico instrumentista viraram um filme, o "João do Ritmo", cuja produção foi viabilizada pelo Programa Cultural Murilo Mendes.

O velório é realizado neste sábado (18), no Cemitério Municipal, e o sepultamento ocorrerá às 15h30. A Prefeitura e a Funalfa lamentaram a morte do artista. 

Carreira

Em 2019, quando comemorou 80 anos de vida, Joãozinho se apresentou no Cine-Theatro Central com o show Projeto Luz da Terra.

Na época, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) destacou a carreira do juiz-forano que cresceu no Bairro São Mateus. Aos 5 anos Joãozinho começou a tocar bateria e a partir de então foram décadas de estrada e propostas, sempre indo e voltando de Juiz de Fora, de onde nunca saiu de fato.

O talento de Joãozinho é reconhecido em diversos lugares e, durante a trajetória de vida, colecionou momentos históricos como quando acompanhou o Coro Mater Verbi a uma turnê pela Europa, em setembro de 2001, e impressionou o Aeroporto de Frankfurt, então fortemente armado por conta do ato terrorista contra as Torres Gêmeas nos EUA.

Joãozinho arrancou aplausos emocionados ao entoar “Aquarela do Brasil” junto com os Meninos Cantores da Academia.

Joãozinho da Percussão atuou com vários artistas ao longo da vida, como Chico Buarque, Jorge Benjor, Benito de Paula, A Cor do Som, Tim Maia, Joyce, Paulinho Boca de Cantor, Carlinhos Vergueiro, Pepeu e Baby Consuelo, entre outros, além de artistas conterrâneos como Isabela Ladeira, Rosana Brito, Luizinho Lopes, Márcio Hallack, Mauro Continentino, Messias Lott, Tânia Bicalho, Miriam Tostes, Ana Terra, Cristiane Visentim, Marcela Lobo, Marília Galvão, Fernando Barreto, Américo Scarpelli, Arnoldo Boson, Knorr, Mário Nalon, Janaína e Zuza, entre outros.