Juiz de Fora divulga retorno da vacinação contra Covid-19 para públicos específicos
O imunizante será aplicado nas 48 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana e de forma itinerante nas UBSs da Zona Rural.
A partir da próxima segunda-feira (13) Juiz de Fora dá prosseguimento à imunização contra a Covid-19. A vacina é indicada para pessoas entre 5 e 59 anos de idade que nunca receberam alguma dose do imunizante, pessoas imunocomprometidas, grupos especiais, pessoas idosas e gestantes. O imunizante será aplicado nas 48 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana e de forma itinerante nas UBSs da Zona Rural.
Quem pode se vacinar?
Pessoas entre 5 e 59 anos que nunca foram vacinados contra Covid-19: recebem uma dose do imunizante.
Crianças de seis meses até cinco anos
Pessoas idosas (60 anos ou mais): recebem duas doses ao ano, com intervalo de seis meses entre as doses.
Gestantes: recebem uma dose do imunizante a cada gestação.
Pessoas imunocomprometidas*: esquema primário com aplicação de três doses. A segunda dose deverá ser aplicada quatro semanas após a primeira. A terceira dose deverá ser aplicada oito semanas após a segunda. Após a aplicação das três doses, as pessoas imunocomprometidas receberão duas doses anuais, com intervalo de seis meses entre a aplicação dos imunizantes.
Pacientes acamados: contato prévio pelo telefone (32) 3214-4180.
Grupos especiais: recebem uma dose do imunizante, uma vez ao ano.
São eles:
Pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores
Indígenas
Ribeirinhos
Quilombolas
Puérperas (caso não tenham sido vacinadas durante a gestação)
Trabalhadores da saúde**
Pessoas com deficiência permanente
Pessoas com comorbidades
Pessoas privadas de liberdade
Funcionários do sistema de privação de liberdade
Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas
Pessoas em situação de rua
A vacina contra a Covid-19 estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
São considerados Trabalhadores da Saúde aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Assim, compreende tanto os profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares; quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros. Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares, como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras. Para fins de comprovação, os trabalhadores de saúde devem levar as declarações, em anexo no fim deste texto, conforme a atividade/vínculo.
**Para receber a vacina, a pessoa imunossuprimida precisa ter passado por transplante de órgão ou de medula óssea; viver com HIV; com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides maior ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 ou mais dias; usar imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão; com erros inatos de imunidade; com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; e pessoas com neoplasias hematológicas.
Documentação necessária para receber o imunizante
Aqueles que forem receber a primeira dose da vacina devem apresentar originais e cópias de documento de identificação com foto (como documento de identidade (RG) ou carteira de motorista) e o CPF, caso o número do mesmo não conste na identidade, além da ficha de vacinação impressa e preenchida.
As pessoas com comorbidades ou imunossuprimidas, além destes documentos, devem apresentar laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição. As grávidas precisam apresentar o cartão pré-natal, e as puérperas, a certidão de nascimento da criança. As pessoas com deficiência precisam apresentar laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses.
UBS’s com vacinação das 9h às 18h (quintas-feiras das 9h às 14h e das 16h às 18h)
Alto Grajaú
Bairro Industrial
Bandeirantes
Borboleta
Centro Sul
Cidade do Sol
Cruzeiro do Sul
Dom Bosco
Esplanada
Filgueiras
Furtado de Menezes
Grama
Granjas Bethânia
Ipiranga
Jardim Esperança
Jardim Natal
Jóquei Clube I
Jóquei Clube II
Linhares
Marumbi
Milho Branco
Monte Castelo
Nossa Senhora Aparecida
Nossa Senhora das Graças
Nossa Senhora de Lourdes
Nova Era
Progresso
Retiro
Santa Cecília
Santa Cruz
Santa Efigênia
Santa Luzia
Santa Rita
Santo Antônio
Santos Dumont
São Benedito
São Judas Tadeu
São Pedro
São Sebastião
Teixeiras
Vale Verde
Vila Ideal
UBS’s com vacinação das 9h às 16h (quintas-feiras das 9h às 15h)
Barreira do Triunfo
Jardim da Lua
Parque Guarani
Vila Esperança
Vila Olavo Costa
Aos sábados, a vacinação acontece das 8h às 11h.