Palavra cemitação ganha significados variados conforme contexto
Cemitação
Cemitação me parece sinônimo de coisa enrolada, que leva tempo para se resolver. Tipo, "A Claudinha ficou três semanas na maior cemitação e agora quer encerrar o projeto em uma noite..." Se bem que o novo vocábulo pode ser utilizado no sentido de ofender alguém, como em "Quer saber do que mais?! Espero que você receba uma bela cemitação da vida!", ou, então, transformando em verbo, como em "Por que você não vai cemitar?"... E não pára por aí.
Cemitação pode ter seu lado mais caliente, provocando ares de excitação: "Quando vi aquela moça no concurso Camisa Molhada 2011, senti uma cemitação doida por dentro..." Pode ser também usado com variações, no sentido de provocação, "não fique me cemitando, porque assim você me mata (ai, se eu te pego, como diz aquela música)..." A cemitação pode ser algo quente!
Pensando melhor, pode ser que a tal da cemitação tenha ares de punição e severidade, como em "como faltaste na aula de ontem, serei obrigado a lhe aplicar uma cemitação!". Ou na definição de sensações, como, por exemplo, em "A cemitação tomou conta do meu ser, nestes dias primaveris" e, porque não, de reflexões, como em "Estes dias frios são ótimos para um momento de cemitação..." Poética, esta cemitação...
Cemitação no sentido de tratar doenças, "Utilizarei o método da cemitação para enfrentar esta patologia". No futebol, "O Tupi vai para o segundo tempo com um esquema mais cemitado, com três cabeças-de-área", ou em protestos dos movimentos grevistas, "Abaixo a cemitação!!!". Sem dúvida, uma bela expressão, esta inventada em Juiz de Fora por nossos políticos!
O que espero é que a criatividade da redação do nosso querido Código de Posturas e aplicada em nossa Câmara Legislativa, por meio do vereador Fiorilo, possa converter novos frutos em prol de um trânsito menos caótico, em ruas menos esburacadas, em coleta de lixo decente. Criatividade é sempre bem-vinda, ainda mais quando ela vem para beneficiar o cidadão. Aquele que vota a cada quatro anos para eleger representantes capazes de fazer diferente. Com ou sem cemitação.
Juliano Nery gostou do vocábulo cemitação. Bastante criativo.
Mais artigos
- Por onde andam os quase 500 táxis credenciados pela Prefeitura?
- Dia 11/11/11 inspira Juiz de Fora a ter iniciativa e criatividade
- A culpa de haver dejetos de cachorro na rua é do homem
Juliano Nery é jornalista, professor universitário e escritor. Graduado em Comunicação Social e mestre na linha de pesquisa Sujeitos Sociais, é orgulhoso por ser pai do Gabriel e costuma colocar amor em tudo o que faz.