Carnaval tem poder de mascarar problemas até a Quarta-feira de Cinzas
É Carnaval
O próprio Parque Halfeld, ponto de partida de muitas concentrações e blocos da folia, aquele mesmo onde está instalada a Câmara dos Vereadores, o Fórum e a Funalfa, por exemplo, anda clamando por melhorias. Sujeira, vandalismo, iluminação precária, mau cheiro... Um dos principais cartões postais e dos mais movimentados pontos do Centro da cidade merece mais cuidado.
Se o bloco do folião descer a rua Halfeld, passar pelo Calçadão e desembocar na Praça da Estação, temos dois projetos que merecem ser levados a cabo, com ou sem as marchinhas de Carnaval. O primeiro é o Restaurante Popular, item que muito bem faria ao bolso e ao estômago dos juiz-foranos, que teriam uma opção econômica e de qualidade, caso seja implementado com o sucesso já verificado em outras cidades. O segundo se refere à própria praça, que recebeu recursos para sua revitalização. Vários shows deste Carnaval encontraram abrigo por lá. Se já estivesse com uma nova caracterização, como prevê o projeto, a festa ficaria muito mais bonita e atraente. Quiçá, em 2013, teremos o resultado.
E o trânsito da Rio Branco mais parece uma bateria que atravessou o samba na avenida. Os ônibus que habitavam a pista central, com as reformas, passaram a vir de todos os lados. É preciso cuidado redobrado na travessia das faixas, principalmente na esquina da presidente Itamar Franco, em que o trânsito está completamente caótico. Certifique-se antes de atravessar a rua e ajude as crianças e os idosos. Mais do que boa ação, torna-se cada vez mais vital a colaboração.
Aos foliões, faço o pedido de que se divirtam com responsabilidade. Responsabilidade consigo mesmo, com o próximo e com a cidade. Portanto, nada de fazer xixi nas paredes de nosso patrimônio público, por mais desconfortável que sejam os banheiros químicos, não arrume confusões com outras pessoas por meras bobagens e não se exponha aos riscos de doenças venéreas. Use camisinha, use o bom senso e a dignidade, seja gentil e beba com moderação.
A vida não acaba nestes dias de fevereiro. É época de festejar e de recarregar as energias. Para engrenar o ano de 2012 e para colocarmos nossos projetos em prática. Que isso valha não só para nós, humanos, mas, também, para a cidade, este organismo vivo, que se entrelaça com nossas vidas e com as decisões que tomamos por ela.
Juliano Nery deseja a todos um excelente Carnaval.
Mais artigos
- Juiz-foranos devem dar força aos Guerreiros Carijós nos jogos em casa
- Grupo Divulgação merece aplausos pelo tombamento como patrimônio de JF
- Internautas temem perder compartilhamentos, menos cantora Ana Carolina
Juliano Nery é jornalista, professor universitário e escritor. Graduado em Comunicação Social e mestre na linha de pesquisa Sujeitos Sociais, é orgulhoso por ser pai do Gabriel e costuma colocar amor em tudo o que faz.