Grupo B?ladi
Grupo Báladi!
Um trabalho das arábias!
Tâmara Lis
09/06/03
Pelo nome do grupo já podemos entender muito de seu trabalho. Báladi em árabe significa Minha Terra e é justamente este o objetivo do grupo: manter vivas em Juiz de Fora as raízes sirio-libanesas.
O grupo Báladi formou-se em agosto de 2001, no Clube Sírio e Libanês de Juiz de Fora, sob a direção do libanês Tufic Nabak. Artista, radicado no Brasil há 12 anos. Em busca de apresentar um trabalho mais fiel possível às tradições, todo o figurino e os adereços do grupo vêm da Síria.
Os espectadores verão ainda, coreografias da dança do ventre, dança do candelabro, da espada, da bengala, do castiçal, do jarro, dos Snujs, do pandeiro, e dos sete véus. Além disso, o grupo apresenta danças egípcias e várias danças folclóricas masculinas como a luta da bengala.
Origens
O grupo já se apresentou no Festival Internacional de Folclore de Juiz de Fora, e nas cidades de Santos Dumont, Niterói, Vassouras, Teresópolis, Rio de Janeiro, Fortaleza e Joinville. Além disto o Báladi também acumula vitórias individuais: a bailarina Bárbara Schlausher do Báladi venceu o concurso de dança do ventre no Rio de Janeiro.
Para quem quer saber mais!
A Feira Cultural oferecerá estandes com produtos árabes como trajes típicos, jóias, tapetes, adereços, quadros e artesanatos que estarão à venda durante o evento. Para os supersticiosos será possível ler a sorte na borra do café e degustar pratos e doces típicos. Tufic acrescenta ainda que a Feira Cultural contará cm a venda dos produtos da Grife Mahaylah Zambak (BH) e com a participação de bailarinas convidadas do Rio de Janeiro, Brasília, Teresópolis, Petrópolis, Belo Horizonte, Três Rios e região.
Centro Cultural
O Centro conta ainda com um espaço para leitura, onde os visitantes encontram livros que falam sobre a cultura árabe, mais sobre os aspectos da história e da cultura do mundo árabe.