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M?sica, jornalismo e m?stica

N?o sou l? um jornalista de profiss?o. Gosto de escrever cr?nicas sobre m?sica e convivendo com jornalistas aprendi muitas coisas sobre este g?nero de texto, bem como um pouco do jarg?o deste pessoal investigador e instigador. Gosto tamb?m de ler cr?ticas e cr?nicas sobre m?sica, grava?es, concertos, int?rpretes, enfim, sobre o que faz circular um jornalismo musical.

Utilizando um termo do jornalismo, farei o texto deste m?s com alguns "ganchos", portanto comprometido desde j? com o restante da imprensa.

O primeiro "gancho" foi-me dado pelo Carlos Heitor Cony em texto na Folha de S?o Paulo, explicando este mesmo termo e suas implica?es para a not?cia ou para as mat?rias. Pois meu muito obrigado ao Cony por ajudar-me a escrever este m?s (e j? o eximo de qualquer responsabilidade caso o texto de hoje n?o provoque interesse!).

Outro "gancho" ? o estado de sa?de de Sua Santidade o Papa Jo?o Paulo II, que ocupou muitas p?ginas de not?cias na semana ?ltima de fevereiro. Ao ler sobre o denodo com que o polon?s vem encarando sua sa?de lembrei-me de um dos momentos mais ?mpares da m?sica na segunda metade do s?culo XX do qual o Papa foi um protagonista. Em 1985, ainda em seu vigor mission?rio, o Papa pontificou, no dia 29 de junho, uma missa solene na Bas?lica de S?o Pedro, em Roma, que poderia ser uma simples missa solene (ainda que isso pare?a paradoxal!) pelo padroeiro da Bas?lica e patriarca de seu trono se n?o fosse pelo ordin?rio da missa, muito propositalmente escolhido, a Missa da Coroa??o de W. A. Mozart.

E se n?o fosse ainda pelo fato de ter sido executada pela Orquestra Filarm?nica de Viena com a reg?ncia do outro pont?fice da m?sica do s?culo XX, Herbert von. Karajan, tendo como solistas Kathleen Battle, Trudeliese Schmidt, e Ferruccio Furlanetto.

Poucas ocasi?es m?gicas, espirituais, densas, fortes, musicais como esta missa se conhece. Podemos fazer muitas cr?ticas ? dureza da reg?ncia de Karajan, ou mesmo, num surto de ?antigomusiquice?, olhar atravessado para a Filarm?nica tocando Mozart. Mesmo sem f?, n?o ? poss?vel n?o sentir a sublimidade do Agnus Dei na voz de Kathleen Battle. Enfim, uma hierofania memor?vel que o mundo pode continuar a ver e ouvir, gra?as ? grava??o da missa ao vivo e sua posterior divulga??o comercial. E aqui mais um "gancho" para falar da Missa.

A Missa da Coroa??o ? sem d?vida uma das mais conhecidas obras deste g?nero, n?o apenas entre as composi?es de Mozart, sen?o tamb?m em toda a m?sica sacra. Oficialmente chamada de Missa em d? maior K317 e datada de 1779, esta missa ficou conhecida como da Coroa??o possivelmente por ter sido composta para uma tradicional coroa??o anual de uma est?tua da Virgem Maria perto de Salzburg, cidade de Mozart, ou ainda porque integrou o cerimonial da coroa??o do Pr?nicipe Leopold II, em 1791, em Praga. Em 1985, um Papa humilde, e um regente majestoso a celebram/executam na festa do Trono de Pedro e, como resultado, acabam oficiando a coroa??o de Mozart. ? sublime.

J? se tentou apresentar esta missa em Juiz de Fora e a Coroa??o foi como naquelas festas de congado. Uma simula??o. Mozart por aqui ainda n?o reinou. Pobres de n?s.

Bons concertos.
Jo?o Sebasti?o Ribeiro