J? vi estudos que falam da rela??o da m?sica de Mozart com o desenvolvimento
infantil e que esta m?sica ?, inclusive, aconselh?vel para rec?m-nascidos
como forma de acalm?-los e abrir-lhes os sentidos para a m?sica. E por falar em equ?vocos, li um an?ncio para um concerto aqui, em Juiz de
Fora, realizado por um projeto social, que tem no programa a "Sinfonia dos
Brinquedos de Haydn". Pois bem, sejamos mais criteriosos, justos, e
respeitadores das autorias. O autor da Sinfonia dos Brinquedos, cujo nome
original ? Kindersinfonie, ? Leopold Mozart, o pai de W. A
Mozart e n?o o tamb?m austr?aco Haydn. Durante anos esta sinfonia foi
atribu?da a este, por?m pesquisas musicol?gicas e documentais comprovaram a
autoria da obra. N?o h? d?vida, ? mesmo de Leopold. O pai de Mozart, nascido em Augsburg, Alemanha, em 1719, transferiu-se em
1737 para Salzburg, para estudar na famosa Universidade. L? se tornou tamb?m
m?sico da Capela Real. Tocava violino e compunha. Casou-se e teve dois
filhos, Maria Anna e Wolfgang. Educou musicalmente a ambos. A filha foi
sens?vel musicista e o filho, j? o conhecemos. Foi um grande did?ta musical
e entre outras obras deixou esta deliciosa sinfonia que utiliza brinquedos
infantis como instrumentos musicais. O resultado, quando bem executado, ?
lindo. Jo?o Sebasti?o Ribeiro
? curioso o fasc?nio que este compositor exerce sobre o p?blico. Mesmo
aqueles que n?o apreciam quotidianamente a m?sica de concerto conhecem
alguma de suas melodias e n?o raro escuto algu?m cantarolando ou assoviando
um tema do compositor austr?aco, que morreu com 35 anos e deixou um n?mero
soberbo de composi?es, entre concertos para instrumentos solistas, ?peras,
missas e outras composi?es sacras, concertos, sinfonias, m?sica de c?mara,
enfim, para todos os g?neros e formas (um selo alem?o vende sua obra
completa em 170 CDs).
O mito Mozart rendeu muitas outras hist?rias. H? alguns anos, um filme
chamado Amadeus (n?o me lembro o nome do diretor) ficou imensamente
famoso e difundiu uma id?ia um pouco equivocada do compositor. No filme ele
parecia um daqueles g?nios loucos (tipo cientista maluco), pervertido e
desregrado. E o pior, o filme refor?a a fal?cia de que Mozart teria tido a
morte provocada por Salieri, pintado no filme como um invejoso inimigo do
jovem compositor. Pois bem, ficamos com a falsa imagem e muita gente boa
pensa que Salieri era um compositor menor que n?o suportava a sombra
ofuscante do g?nio austr?aco.
Sejamos justos: vamos dar concertos dignos a Mozart em 2006, vamos deixar de
falar mal de Salieri e vamos atribuir corretamente as obras a seus
autores.
Bons concertos.