Palócio da Saúde é reinaugurado ap?s trás anos de obras
Palácio da Saúde é reinaugurado após três anos de obras
Repórter
O prédio da Gerência Regional de Saúde (GRS) em Juiz de Fora, conhecido como Palácio da Saúde, foi finalmente entregue à população na tarde desta sexta-feira, dia 8 de maio. A sede, que passava por reforma estrutural desde 2006, foi reinaugurado pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Marcus Pestana, numa cerimônia que reuniu autoridades de saúde da cidade.
De acordo com Pestana, o Palácio da Saúde funciona hoje como um centro de inteligência e coordenação de saúde da Zona da Mata. "Sua reforma significa a possibilidade de condições dignas de trabalho para os servidores do Estado."
Segundo o gerente regional de saúde, José Geraldo Leal de Castro, a área útil do local mais que dobrou depois da reforma. "O espaço que era de dois mil metros quadrados passou para 5,4 mil. Isso traz um conforto laboral para os funcionários da GRS e melhora a infraestrutura de gerenciamento e armazenamento tanto de vacinas, como de medicamentos estratégicos e excepcionais."
De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Saúde, Eunice Dantas, embora não atenda diretamente à população, a GRS multiplica a política estadual de saúde e aproxima as ações do Estado às necessidades dos municípios.
No local será realizado todo o planejamento de saúde das 37 cidades sob comando da GRS, incluindo os planos de ação do Programa Saúde da Família (PSF), a distribuição de vacinas para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de medicamentos estratégicos e excepcionais (remédios de alto custo, distribuídos gratuitamente, por meio de mandado judicial), que atendem a cerca de 4500 pessoas por mês na região. A GRS é responsável ainda pela Central de Regulação de Vagas de internação em casos de urgência e emergência, monitorando os leitos da Macrorregião Sudeste, que abrange as regionais de Ubá, Leopoldina e parte de Manhumirim.
Os textos são revisados por Madalena Fernandes