Motoristas reclamam de excesso de multa aplicadas pelos agentes de tr?nsito. Estudo vai apontar as causas
Motoristas reclamam de excesso de multas aplicadas pelos agentes de trânsito. Estudo vai apontar as causas
Repórter
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settra) vai fazer um levantamento dos locais e da tipologia das autuações aos motoristas de ônibus urbanos de Juiz de Fora. Os rodoviários reclamam do excesso de multas aplicadas pelos agentes de trânsito. O diagnóstico vai apontar se as penalidades são em decorrência da sinalização deficitária nas ruas ou se o comportamento dos motoristas fere os princípios do Código de Trânsito Brasileiro.
Segundo o Sinttro, inúmeras reclamações sobre abuso de poder dos agentes e o excesso de multas sem critérios à categoria chegam diariamente ao Sindicato. O vice-presidente do órgão, Paulo Avezani, afirma que nos últimos 60 dias foram aplicadas 70 multas. "Consideramos o número alto, pois a média mensal era de três a quatro."
O Sinttro alega que o rigor no trânsito começou após a paralisação da categoria, devido às negociações salariais, iniciadas em fevereiro. Em Juiz de Fora, quando um motorista recebe uma multa, cabe à empresa de ônibus fazer o recurso. Caso não vença, são os próprios motoristas que pagam as multas. "Isso é injusto", declara Avezani.
Conforme o Secretário Municipal de Transporte, Márcio Gomes Bastos, não há ações direcionadas contra os rodoviários. Ele ressalta que a fiscalização aumentou em decorrência da ampliação dos efetivos nas ruas. "De 40 agentes, passamos a contar com um quadro de 65 profissionais desde fevereiro."
A apresentação do estudo ao Sinttro deve ocorrer em uma semana. Bastos afirmou que se forem identificadas falhas de responsabilidade da Settra, serão corrigidas. "Queremos um trânsito seguro para motoristas e pedestres."
Os textos são revisados por Madalena Fernandes
Enquete
ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com.