Plantio de ?rvores objetiva neutralizar carbono em Juiz de Fora
Plantio de árvores objetiva neutralizar carbono em Juiz de Fora
Colaboração
O Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (PGECOL) vai fazer o plantio de aproximadamente 400 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica na Reserva Particular do Patrimônio Natural, no Vale de Salvaterra, no próximo sábado, 18 de dezembro, às 9h.
"Além do plantio, haverá também uma palestra explicativa para conscientizar as pessoas a fazerem pequenas mudanças no dia a dia, como a troca de copos descartáveis por copos de outro material, diminuir o consumo de energia elétrica, substituir produtos eletrodomésticos que gastam muita energia", explica a coordenadora regional do Programa de Reflorestamento Integrado da Mata Atlântica (Prima), instituição parceira da iniciativa, Aline de Oliveira.
O projeto PGECOL Neutro em Carbono existe desde de dezembro de 2009 e já realizou diversas atividades para conter a emissão de carbono para a atmosfera. Para o plantio de sábado, foi feita uma análise de quantas toneladas de carbono foram emitidas pelo Mestrado em Ecologia da UFJF ao longo dos anos. "A partir dessa quantificação, chegamos ao número de 400 mudas para a neutralização de carbono. É como se essas árvores fossem necessárias para neutralizar o carbono emitido pelo Mestrado", explica Aline.
No evento, está prevista a participação de, aproximadamente, cem pessoas. Após o plantio, o Mestrado em Ecologia vai receber um certificado, qualificando-o como primeiro programa de pós-graduação neutro em carbono do Brasil.
*Eliza Granadeiro é estudante do 6° período de Comunicação Social da UFJF
Os textos são revisados por Thaísa Hosken.