Dia do Meio Ambiente é celebrado em Juiz de Fora
Dia do Meio Ambiente é celebrado em Juiz de Fora
Panfletagem, palestras, brincadeiras e distribuição de mudas foram algumas das ações que aconteceram na Praça da Estação
Repórter
5/06/2013
Quem passou pela Praça da Estação nesta quarta-feira, 5 de junho, data em que comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, teve a oportunidade de conhecer mais sobre as instituições do município e até de outras cidades envolvidas com as questões ambientais. O evento, organizado pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental Zona da Mata - Polo Juiz de Fora promoveu diversas atividades como distribuição de panfletos, palestras de conscientização e doação de mais de mil mudas. "Hoje é o grande marco deste evento, que iniciou nessa segunda-feira e encerra amanhã (sexta-feira). Montamos 17 estandes aqui na praça, onde as pessoas podem ser informar, divertir e adquirir mais conhecimento de como ajudar o meio ambiente," desta a engenheira florestal da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Ana Maria Brandão.
O estande da Defesa Civil contou com a maquete de uma estação de tratamento de água e várias atividades para as crianças, como jogo de amarelinha e pintura de desenhos. "Já desenvolvemos um trabalho nas escolas do município, com teatros de fantoches e palestras. Hoje, estamos reforçando ainda mais nosso serviço, atingindo a futura geração," explica a assistente social Daisy Aguiar de Castro.
As crianças também foram o público prioritário dos estandes da Secretaria de Transporte e Trânsito, com a distribuição de uma cartilha educativa, e da Guarda Municipal com a apresentação de brinquedos elaborados com material reciclável.
- JF promove diversos eventos para celebrar a Semana Meio Ambiente
- Projeto de empresas juniores da UFJF promove a conscientização ambiental
- JF está entre as três cidades com maior número de áreas contaminadas de MG
Já as pessoas que visitaram a barraca do Corpo de Bombeiros, puderam conhecer os mecanismos utilizados para combater incêndios florestais. "Sabemos que a maioria dos incêndios é ocasionados pela ação do homem. Então, eventos como este, que nos aproximam da população são muito importante. É uma forma que temos para esclarecer as pessoas," destaca o sargento Jefferson. O estande da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário (4ªCia PM Ind Mat) também priorizou pela divulgação de informação. "Trouxemos alguns animais empalhados e três cobras vivas, além de instrumentos de caça, que foram apreendidos em nossas operações. Queremos que assim, as pessoas entendam mais sobre nosso trabalho, a legislação ambiental e como se proceder quando se deparar com algum animal silvestre," ressalta o soldado Larcher.
Produtos reciclados e naturais
O estande da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac) contou com a participação da Casa da Menina Artesã, por meio dos projetos Agente do Amanhã, Casa do Pequeno Artista, Casa do Pequeno Jardineiro e Centro de Convivência do Idoso, que apresentaram os trabalhos desenvolvidos com materiais recicláveis. "Fabricamos bijuterias e enfeites para casa. É muito legal, pois além de aprendermos uma profissão e ganharmos nosso próprio dinheiro, também desenvolvemos nosso lado de companheirismo e amizade," destaca a estudante Lídia Cristina, que participa a pouco mais de um ano da Casa da Menina Artesã.
O evento ainda contou com a presença de artesãos e agricultores das cidades mineiras de Rio Preto e Santa Bárbara do Monte Verde, que trabalham com a agroecologia, como destaca a professora Cláudia Adriana de Oliveira. "Produzimos e comercializamos alimentos totalmente livres de agrotóxicos, além de objetos com materiais reutilizados. Queremos assim, mostrar para as pessoas que é possível viver sem agredir o meio ambiente."