F?rum Mineiro das Comsets discute segurança e educação no tr?nsito. Propostas seráo enviadas para o Conselho Nacional de Tr?nsito

Por

Quarta-feira, 24 de junho de 2009, atualizada às 18h12

Fórum Mineiro das Comsets discute segurança e educação no trânsito. Propostas serão enviadas para o Conselho Nacional de Trânsito

Clecius Campos
Repórter

Estão abertas as inscrições para o III Fórum Mineiro das Comissões Municipais de Segurança e Educação para o Trânsito (Comsets), que será realizado no próximo dia 30 de junho, na sede do Sesc de Juiz de Fora. O evento é aberto ao público. Os interessados devem efetuar as matrículas na Astransp (rua Espírito Santo, 296) até o dia do evento.

Serão abordados temas como o transporte público, a aplicabilidade legal do etilômetro, a presença de motocicletas e bicicletas no trânsito e o papel do pedestre. De acordo com o vice-presidente da Comset, Mário Jacometti, os assuntos são essenciais na discussão sobre segurança e educação no trânsito. "A presença de ciclistas e motociclistas no trânsito aumenta e necessita de ser mais bem regulamentada. Além disso, a forma como a Lei Seca vem sendo aplicada não atende a todos os requisitos pretendidos."

Segundo Jacometti, a aplicabilidade da lei, com a não obrigatoriedade de o condutor submeter-se ao bafômetro, precisa ser revista. "Para a lei ser mais eficaz, é necessário que o motorista prove que não está embriagado, tirando a responsabilidade do Estado." Durante a plenária final do evento será desenvolvida uma carta de sugestões a ser enviada ao Conselho Nacional de Trânsito.

Programação
17h
Plenária --

Os textos são revisados por Madalena Fernandes