Horário de vevão começa no próximo domingo. Objetivo é reduzir a demanda por energia el?trica no horário de pico

Por

Terça-feira, 13 de outubro de 2009, atualizada às 13h

Horário de verão começa no próximo domingo. Objetivo é reduzir a demanda por energia elétrica no horário de pico

Pablo Cordeiro
*Colaboração

O horário de verão este ano terá início a partir da zero hora do próximo domingo, dia 18 de outubro, quando os relógios devem ser adiantados em uma hora. O período se estenderá por 126 dias, até a meia-noite de 20 de fevereiro de 2010. Segundo estimativas do governo federal, a economia de energia chegará a 5% nos horários de pico de consumo. Para o Sudeste, a redução é estimada em 1.800 megawatts.

O professor do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Vicente de Paula Ramos, explica que a aplicação do horário de verão serve para diminuir a demanda por energia elétrica nos horários de pico, das 17h às 20h. "Não significa, necessariamente, que vai ocorrer economia de energia. Quando vários equipamentos são utilizados ao mesmo tempo, ocorre um aumento de demanda no sistema, causando o crescimento no consumo", esclarece.

Sobre o período de aplicação da medida, Ramos acredita que, pela posição do sol, o ideal seria mais 30 dias de horário de verão. Outro ponto levantado é a adaptação das pessoas. "Uma influência direta ocorre no relógio biológico da pessoa, que tem de se adaptar a novos horários, principalmente nos momentos de sono."

Economia

Para a economia doméstica, Ramos destaca que para diminuir o consumo mensal é preciso prestar atenção nos vilões da conta. "Os grandes vilões residenciais são, em ordem decrescente, chuveiros elétricos, secadores de cabelo, fornos elétricos, fornos microondas, máquinas de lavar, geladeiras e ar condicionado. Utilizar alternativas, como chuveiros a gás e lâmpadas fluorescentes refletem bastante no consumo mensal."

*Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes