Demlurb altera quilometragem m?xima exigida em licitação para aluguel de caminh?es

Por

Quarta-feira, 28 de outubro de 2009, atualizada às 14h37

Demlurb altera quilometragem máxima exigida em licitação para aluguel de caminhões

Clecius Campos
Repórter

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) e a Comissão Permanente de Licitação (CPL) publicaram uma alteração no edital do pregão eletrônico para a locação de 18 caminhões coletores e compactadores de resíduos sólidos, que teria disputa nesta sexta-feira, dia 30 de outubro.

Com a alteração, os lances serão dados no próximo dia 10 de novembro. A errata, publicada na última terça-feira, 26, altera a quilometragem mensal máxima de 60 mil para 90 mil km/mês, aumentando a durabilidade exigida dos caminhões.

De acordo com o diretor-geral do Demlurb, Aristóteles Faria, a mudança foi feita para que sejam alugados caminhões mais duráveis, com o valor máximo já fixado no edital, de R$ 11,8 mil por mês. "Dessa forma, podemos rodar mais, sem pagar mais caro por isso." Aumentando a exigência da durabilidade, a concorrência ficará restrita a empresas capazes de oferecer caminhões que alcancem 90 mil km/mês. Mesmo assim, Faria acredita que não haverá alteração no número de empresas participantes.

O pregão eletrônico ocorrerá via internet pelo site da Confederação Nacional dos Municípios. O julgamento das propostas será feito pelo menor valor unitário. O edital prevê a locação de 18 caminhões por prazo de 48 meses a partir da assinatura do contrato. O valor previsto para a contratação pode chegar a R$ 10,2 milhões.

Bancada do PT estuda ação política de suspender licitação

De acordo com o vereador Roberto Cupolilo (Betão - PT) a bancada do partido na Câmara estuda medida política para suspender o processo licitatório. O petista defende a compra dos equipamentos e a manutenção dos caminhões por parte do Demlurb. "A aquisição dos caminhões significa aumento do patrimônio do município. Além disso, a locação por prazo de 48 meses vai tomar todo o mandato do atual prefeito e avançar até a próxima administração."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes