Zona Leste e Sul teráo prioridade no pevãodo chuvoso

Por

Zona Leste e Sul terão prioridade no período chuvoso São esperadas chuvas 20% a 30% mais severas no final do ano. Defesa Civil irá priorizar áreas de risco em Santa Rita, Linhares e Santa Luzia

Pablo Cordeiro
*Colaboração
6/11/2009

A Defesa Civil lançou nesta sexta-feira, dia 6 de novembro, o programa anual "Vem chuva aí, gente", com o objetivo de prevenir e atuar em áreas de risco do município no período chuvoso. Segundo informações do órgão, as chuvas devem ser 20% a 30% mais severas no final do ano. Os bairros Santa Rita, Santa Luzia e Linhares lideraram as ocorrências em 2008 e, por isso, receberão mais atenção da Defesa Civil em 2009.

"Nestas áreas, identificamos a necessidade de ações de macrovistoria. Equipe da Defesa Civil, de outras Secretarias realizam junto com a população diagnósticos de problemas que podem ocasionar acidentes, como bocas de lobo fechadas, falta de capina em encostas e assentamentos irregulares", explica o subsecretário de Defesa Civil, Sérgio Rocha

Segundo o prefeito Custódio Mattos, serão feitas intervenções em áreas vulneráveis e com urbanização precária por meio do Programa Multissetorial Integrado (PMI). Serão investidos R$ 26 milhões, recursos financiados pelo BNDES, em intervenções de infraestrutura em áreas, como Milho Branco, Vila Esperança II, Matinha no Bairro Santa Rita, Jardim da Cachoeira e Vila dos Guedes.

Rocha ressaltou que já estão prontos os projetos de intervenções nas oito primeiras áreas mapeadas no Plano Municipal de Redução de Riscos, financiados pela Caixa Econômica Federal, e que habilitam Juiz de Fora a receber recursos na ordem de 17,7 milhões. As áreas são Vila Mello Reis, Parque Guarani, Vila Fortaleza, Três Moinhos, Ladeira, Dom Bosco, Borboleta e Santa Rita.

"Passamos por uma época de catástrofes causadas pela chuva. Como Juiz de Fora é topograficamente acidentada e possui grande ocupação de risco em encostas e áreas irregulares, o trabalho de prevenção e socorro deve ser imediato. Para os próximos dois anos, estão assegurados um montante de R$ 300 milhões em obras e infraestrutura", garante Custódio.

Para o presidente da Associação de Moradores do bairro Benfica, Carlos Alberto Mendes, as medidas são fundamentais, desde que saiam do papel. "Enfrentamos frequentemente desabamentos e inundações. Estamos aguardando as intervenções."

Santa Tereza e JK
Esta semana foi concluída a recuperação da lona de contenção colocada no bairro JK em setembro do ano passado. Para a próxima semana, a lona do bairro Santa Tereza será reconstituída e uma canaleta especial para escoamento de água para a rede pluvial será construída no local.
Novas ferramentas
A Defesa Civil também apresentou novas ferramentas pluviométricas (foto em destaque). Ao todo, 16 bairros da cidade receberam as réguas pluviométricas. A Defesa Civil não contava com informações do volume de chuvas nestas regiões.

O órgão trabalha pela primeira vez na instalação de ferramentas pluviométricas na Zona Rural para o controle de chuvas e inundações. O objetivo é tentar impedir a interrupção das estradas. Em dez localidades serão instalados os dispositivos.

Conscientização

O pronto atendimento da Defesa Civil funciona através do telefone 199, utilizado para fornecer orientações e denúncias de acidentes ou possíveis indicativos. Em 2009, foram registradas 1.985 solicitações da comunidade, emitidos 2.060 memorandos e ofícios, além de um retorno de 569 comunicados. No entanto, para que mais acidentes e fatalidades sejam evitados, é preciso mais conscientização da população.

Segundo informações dos atendentes do Centro de Operações, responsáveis pelo registro das ocorrências, poucas pessoas ligam pedindo orientações de como prevenir acidentes. A equipe destaca que rachaduras em paredes, infiltrações e pequenos deslizamentos em barrancos podem denunciar riscos. Se comunicados previamente à Defesa Civil, os desastres podem ser evitados.

Reconhecimento

Segundo o prefeito Custódio Mattos, o trabalho da Defesa Civil Municipal é reconhecido como o melhor do Estado e está entre as 35 melhores práticas de gestão nacionais. Como forma de reconhecimento, o subsecretário Sérgio Rocha será agraciado com a Medalha de Mérito de Defesa Civil em Belo Horizonte.

*Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes