Uso consciente dos recursos h?dricos é tema do Dia Mundial de ?gua em Juiz de Fora

Por

Sábado, 21 de março de 2009, atualizada às 12h

Uso consciente dos recursos hídricos é tema do Dia Mundial de Água em Juiz de Fora


Clecius Campos
Repórter

Quem passou pelo calçadão da rua Halfeld na manhã deste sábado, dia 21 de março, teve a oportunidade de obter mais informações sobre uso racional dos recursos hídricos. A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) montou um estande em frente ao Cine-Theatro Central com informações sobre os mananciais de Juiz de Fora e o processo de tratamento de água. Painéis com fotos das represas da cidade e uma maquete que simula uma estação de tratamento foram expostos no local.

O coral da Cesama fez uma apresentação especial, entoando canções que falam de água e preservação. A iniciativa faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado no próximo domingo, 22 de março.

De acordo com o assessor de Gestão Ambiental da Cesama, Paulo Valverde, a ideia é chamar a atenção da população para os cuidados que se deve ter com os recursos hídricos. "Em várias partes do mundo, a população tem sido alertada sobre o mau uso da água e os transtornos que isso pode causar. A escassez de água reflete não só na casa das pessoas. A economia e principalmente a agricultura podem ser muito afetadas", afirma.

Até a próxima terça-feira, dia 24, a Cesama promoverá eventos sobre o assunto. No domingo, dia 22, as atividades educativas do Clube Ecológico da Fundação Museu Mariano Procópio (Mapro) serão destinadas ao Dia Mundial da Água, com a visita a um estande da Cesama, montado no parque do museu. O evento ocorre das 9h30 às 11h30, com participação gratuita de crianças entre sete e 12 anos.

Na terça-feira, dia 24, a Cesama lança o Concurso Água é Vida, destinado a alunos das escolas públicas municipais do Ensino Fundamental. Estudantes matriculados entre a primeira a e quinta série concorrerão com desenhos. Alunos do sexto ao nono ano vão disputar com redações. O regulamento será publicado no dia do lançamento.