UBS da Vila Olavo Costa fica sem atender usuários ap?s alagamento
UBS da Vila Olavo Costa fica sem atender usuários após alagamento
Repórter
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Olavo Costa passou esta quinta-feira, 10 de dezembro, de portas fechadas para os pacientes. Isso porque o posto precisou passar por limpeza, após a forte chuva que caiu sobre a região, no dia 9 de dezembro, deixando o local alagado.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, a UBS atende, em média, 46 pessoas por dia. Cerca de 40 quilos de leite em pó, além de materiais para curativos, fraldas e alguns documentos foram perdidos por causa do alagamento. Os usuários que apresentaram casos de urgência e emergência foram orientados a procurar unidades de saúde na cidade com este perfil de atendimento. O expediente na UBS deve voltar ao normal a partir desta sexta-feira, 11 de dezembro.
A Secretaria de Obras (SO) informou que o alagamento se deu por causa da obstrução das manilhas que fazem o escoamento da água no local, em razão do grande acúmulo de lixo. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, servidores da SO iniciaram a construção de uma caixa coletora de concreto para a captação de água que se acumula. A caixa será interligada na rede para ajudar no escoamento da água da chuva.
A UBS fica próxima à creche comunitária que teve o muro derrubado pela força da água no dia 30 de novembro. Segundo a técnica do Departamento de Inclusão Produtiva (DIP) da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, Isabel Cristina da Costa Araújo, as obras de construção do muro de contenção nos fundos da creche e o serviço de encanamento da água já foram iniciados. As 30 crianças atendidas pela instituição e foram transferidas para a creche comunitária do bairro Vila Ideal. Elas devem permanecer no novo local até o dia 29 de dezembro, quando termina o período letivo de 2009.
Previsão é de mais chuvas
As fortes chuvas devem continuar neste final de semana em Juiz de Fora. Segundo o 5º Distrito de Meteorologia, a previsão é de céu parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuva à tarde. A temperatura deve variar entre 16ºC e 29ºC. O meteorologista Claudemir de Azevedo explica que as fortes chuvas neste período se devem à elevação da temperatura e à alta umidade do ar, que tende a ser de 65% no período da tarde e pode chegar a 90% pela manhã. Os fenômenos continuam ocorrendo entre esta sexta-feira, 11, e domingo, 13.
Os textos são revisados por Madalena Fernandes