Vários bairros de Juiz de Fora permanecem sem ?gua
Vários bairros de Juiz de Fora permanecem sem água
Repórter
Mesmo depois de a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) informar que a situação da falta de água na cidade estaria normalizada na madrugada do último domingo, 6 de junho, alguns moradores continuam sem água nesta segunda-feira, dia 7. A interrupção no fornecimento de água ocorreu devido ao rompimento da rede tronco de uma adutora em uma das pistas da avenida Rio Branco na última quarta-feira, dia 2.
Segundo informações da assessoria de comunicação da companhia, os bairros Marumbi, Bairu, Santa Paula e Progresso (ver mapas) serão os últimos a serem atendidos quanto ao restabelecimento de água. Entretanto, a região já está sendo atendida por caminhões-pipa e a previsão é de que, após a realização de uma manobra para reforço do abastecimento, a situação se normalize.
No caso da revisora Rosemary Campagnucci, moradora da avenida Rio Branco, na altura da rua Doutor José Cesário, a água voltou a cair na noite de domingo, 6. "Já passava das 18h quando a água chegou. Foi lamentável a companhia informar que a água voltaria e o prazo não ter sido cumprido. Ficamos desde sexta-feira, dia 4, sem água. O transtorno foi grande, mesmo morando apenas eu e meu marido. Imagino quem tem criança ou idoso em casa."
Segundo Rosemary, a falta de água fez com que o casal mudasse de hábito. "Sempre almoçamos fora de casa aos sábados e aos domingos. Mas, neste último fim de semana, não comemos nos restaurantes de Juiz de Fora, procuramos um mais afastado com receio da higienização."
A mesma situação foi enfrentada pela família da professora universitária Maria Lúcia Ribeiro, moradora do bairro Bom Pastor. "Não estamos em áreas periféricas e muito menos altas. Por que, então, a demora no reabastecimento?", questiona. De acordo com a professora, a água acabou na última quinta-feira, dia 3, só voltando na noite do último domingo. "Não sei ao certo o horário em que voltou a cair água porque estava fora de casa. Mas, ao chegar, às 23h o fornecimento estava normal."
A assessoria de comunicação informa que o atraso no restabelecimento da água na região do bairro Bom Pastor foi devido à falta de pressão na rede. Entretanto, a Cesama afirma que a situação já está completamente normalizada.
Outros bairros comprometidos quanto ao fornecimento de água são o São Mateus e o Paineiras, devido a um rompimento de rede na rua Belo Horizonte. A expectativa é de que o abastecimento seja retomado ainda na noite desta segunda-feira. Com relação ao rompimento ocorrido na última quarta-feira, a Cesama informa que está realizando estudos técnicos detalhados para levantar as causas do acidente.