Justiça concede vistas de habeas corpus e mantêm Vicent?o preso até a próxima semana

Por

Segunda-feira, 26 de julho de 2010, atualizada às 18h22

Justiça concede vistas de habeas corpus e mantém Vicentão preso até a próxima semana

Clecius Campos
Repórter

O ex-presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Vicente de Paula Oliveira (Vicentão - PTB), vai continuar mais uma semana no Ceresp. Embora tenha sido publicado nesta segunda-feira, 26 de julho, o pedido de habeas corpus, impetrado pela defesa do político, o mesmo só será julgado a partir da próxima segunda-feira, 2 de agosto.

Isso porque, após o indeferimento do pedido de liminar do habeas corpus, no último dia 21 de julho, o processo retornou ao Ministério Público Federal, a pedido da desembargadora Assusete Magalhães. Além das vistas concedidas à Procuradoria da República, Assusete solicitou também novas informações. Como todo pedido de habeas corpus tem caráter de urgência, a expectativa é de que volte à mesa do colegiado na próxima semana, a fim de que seu mérito seja julgado. Três desembargadores irão decidir sobre a concessão da liberdade à Vicentão.

Vicentão está preso há 18 dias. Ele é acusado de estar envolvido em esquema de fraudes no recebimento de precatórios. No dia 8 de julho, cumprindo mandado de busca e apreensão, a Polícia Federal (PF) encontrou R$ 204 mil na casa do ex-vereador, enterrados sob um tronco de árvore. A PF estima que os valores desviados ilegalmente podem ultrapassar R$ 5 milhões.