Fiscalização intensifica ações para coibir irregularidades no Centro de JF
Fiscalização intensifica ações para coibir irregularidades no Centro de JF
Repórter
Com a chegada do período que antecede o Natal, as ações de fiscalização desenvolvidas pela Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) são intensificadas. A Operação Boas Festas tem como foco os vendedores ambulantes e o acondicionamento do lixo nas principais vias do Centro. A intenção é coibir as irregularidades, garantindo a segurança e a acessibilidade da população.
"Estamos atuando, desde outubro, com aumento gradual de profissionais nas ruas ao longo dos meses, para combater irregularidades, como ambulantes sem autorização, excesso de mercadoria nas barracas, tamanho das bancas, além de garantir calçadas livres para o trânsito de pessoas", explica a chefe do Departamento de Fiscalização da SAU, Graciela Vergara Marques.
Atualmente, há dez fiscais de posturas trabalhando em cada turno, além de uma equipe de apoio. "Em um primeiro contato, orientamos os ambulantes a se adequarem. Mas se os problemas persistirem, ocorre a aplicação de multa e a apreensão do produto comercializado." A multa é de R$ 462,10 e a taxa de apreensão e depósito, que deve ser paga pelo vendedor para retirada da mercadoria, depende da quantidade de produto apreendida.
"Nosso temor diz respeito às pessoas que aproveitam esta época do ano para comprar produtos e vendê-los nas ruas do Centro. São aventureiros, que não têm a menor preocupação com o Código de Posturas do município", destaca Graciela.
Já com relação ao lixo, ela explica que serão observados itens como a correta deposição pelos comerciantes, o acondicionamento em sacos pretos ou containers, além do respeito ao horário de coleta. "Nosso objetivo é garantir a saúde, a higiene e também que o aspecto visual de nossa cidade esteja apresentável."
Consumidores atentos
Graciela lembra da importância da contribuição dos consumidores com relação aos produtos comercializados pelos ambulantes. "As pessoas não devem adquirir mercadorias piratas, como óculos, CDs e DVDs, por exemplo. Além de não saber a procedência nem a garantia do material, pode haver dano à saúde, como no caso dos óculos."
Natal Saudável
Na próxima terça-feira, dia 16, deverá ser lançada a campanha Natal Saudável, que tem como objetivo verificar os alimentos típicos do Natal comercializados em supermercados, casas de frios e mercados. "Vamos fiscalizar acondicionamento e validade de produtos como aves, carne de porco, frutas frescas e cristalizadas", explica Graciela.
Os textos são revisados por Thaísa Hosken