Cidades da Zona da Mata mineira devem ficar em alerta devido é previsão de chuvas para toda a semana
Cidades da Zona da Mata mineira devem ficar em alerta devido à previsão de chuvas para toda a semana
Repórter
Municípios da Zona da Mata mineira devem ficar em alerta devido à previsão de chuvas para esta semana. Segundo o meteorologista do 5º Distrito de Belo Horizonte, Cleber Souza, a atuação de uma frente fria sobre o litoral do Estado do Rio de Janeiro deve provocar mau tempo, principalmente até a próxima quarta-feira, 29 de dezembro.
"Há possibilidade de temporais, não pontuais, com rajadas de ventos e incidência de raios, principalmente entre esta segunda [dia 27] e a próxima quarta-feira." De acordo com Souza, a tendência é que as precipitações diminuam no final de semana.
As chuvas devem apresentar intensidade entre 40 e 60 milímetros. A previsão é que a frente fria atue entre esta segunda-feira e o dia 3 de janeiro. Com relação às temperaturas, a tendência é que permaneçam estáveis devido à grande quantidade de nuvens. Nesta terça-feira, dia 28, a mínima, na região, deve ser de 15º C e a máxima, de 25º C.
- Natal será com chuvas e temperaturas amenas em Juiz de Fora
- Verão deve registrar aumento entre 1º C e 2º C na temperatura média histórica
Cheias
A cidade de Cataguases, localizada a 120 quilômetros de Juiz de Fora, já registra a cheia do ribeirão Meia Pataca e do rio Pomba (foto acima). Segundo informações da assessoria de comunicação da Prefeitura do município, nesta segunda-feira, o rio Pomba esteve a 3,35 metros acima de seu nível normal.
Com isso, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Cataguases (Comdec) alerta a população ribeirinha e que mora próxima a encostas, além de moradores de áreas onde alagamentos são comuns, para a atenção às precipitações. A Prefeitura convocou a equipe do Plano de Contingência do Município para assumir as funções, caso haja necessidade.
Em Muriaé, a 158 quilômetros de Juiz de Fora, a Defesa Civil orienta que a população não permaneça em áreas de risco durante os próximos dias, devido ao risco de deslizamentos de terra e inundações. Com os 72,6 milímetros de chuva acumulados desde o último sábado, dia 25, o nível do rio Muriaé subiu aproximadamente dois metros.
Em Ubá, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Ubá (Comdec) alerta aos moradores de áreas de risco quanto à possibilidade de alagamentos, enchentes e deslizamentos de barrancos. O órgão orienta que, durante o período chuvoso, a população procure se instalar em locais seguros.
Ocorrências em JF
Entre as 18h da última sexta-feira, dia 24, e as 16h desta segunda-feira, dia 27, a Defesa Civil de Juiz de Fora registrou 12 ocorrências, sendo cinco na região Leste, uma na Oeste, duas na Norte, duas na Sul e duas na Sudeste (ver mapas). Entre as ocorrências, foram registrados dois destalhamentos de muro de divisa; duas orientações técnicas; duas trincas em paredes; uma via danificada, no bairro Santa Luzia e um destalhamento parcial de residência, no bairro São Benedito.
Os textos são revisados por Thaísa Hosken