Motoristas devem ficar atentos ?s interdições causadas pelas chuvas na BR-040 entre JF e RJ

Por

Quinta-feira, 13 de janeiro de 2011, atualizada às 13h

Motoristas devem ficar atentos às interdições causadas pelas chuvas na BR-040 entre JF e RJ

Aline Furtado
Repórter

Motoristas que pretendem viajar pela BR-040, no sentido Juiz de Fora - Rio de Janeiro, e vice-versa, devem ficar atentos às interdições da via, devido às constantes chuvas. De acordo com informações da assessoria da Concer, empresa que administra a rodovia, no trecho entre os quilômetros 34 e 35, na altura do município de Três Rios (RJ), o tráfego segue em mão dupla em uma das pistas, no sentido Juiz de Fora.

A mudança ocorreu devido ao afundamento de uma parte da pista no sentido Juiz de Fora - Rio de Janeiro, na altura do quilômetro 35, causado pela correnteza do Rio Piabanha. Já no quilômetro 30, também em Três Rios, o tráfego flui em meia pista no sentido Rio de Janeiro, devido ao alagamento da pista pelas águas do Rio Piabanha.

A pista que segue no sentido Juiz de Fora opera sem interdições, assim como a saída do quilômetro 22, que faz ligação da BR-040 com a BR-393. Há, ainda, interdições de acostamentos nos quilômetros 54 e 63, em Itaipava; 8, em Levy Gasparian; e 25, em Três Rios.

Com relação ao quilômetro 24 da pista, na altura da divisa com Minas Gerais, que havia sido interditado na última quarta-feira, 12 de janeiro, devido à queda de uma barreira que atingiu parcialmente a pista e também em função do aumento do volume de água do Piabanha, a Concer informa que o trecho já foi liberado. Outra área já liberada é a altura do quilômetro 52 da BR-040, em Itaipava. A pista havia sido atingida parcialmente pela queda de uma barreira.

160 desalojados e 60 desabrigados

No município de Três Rios, que fica a aproximadamente 60 quilômetros de Juiz de Fora, o número de desalojados em função das chuvas chega a 160 pessoas. Há, ainda, 60 desabrigados. Segundo o subsecretário de Defesa Civil, coronel Vital, as famílias, moradoras do bairro Hermogênio Silva, localizado às margens da BR-040, na pista no sentido Juiz de Fora - Rio de Janeiro, já foram levadas a um abrigo providenciado pela prefeitura. "As águas que vêm da região de Teresópolis fizeram com que o nível do rio Piabanha subisse demais, atingindo a BR-040 e também a comunidade que fica a sua margem."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken