Operação Carnaval vai fiscalizar atuação de camel?s e comerciantes
Operação Carnaval vai fiscalizar atuação de camelôs e comerciantes
Nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, começa a Operação Carnaval. A equipe da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) irá fiscalizar a atuação dos vendedores ambulantes e o cumprimento do acordo entre comerciantes e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em toda a área onde ocorre festa. Entre as prioridades, estão o controle do número de mesas e cadeiras nas calçadas, a venda de alimentos impróprios para o consumo e o comércio de bebidas em embalagens de vidro.
Apesar de não haver lei que proíba a venda de bebidas em garrafas, os fiscais da SAU estarão sensibilizando donos de bares e restaurantes para que sirvam os clientes em copos de plástico ou latas, pelo menos para quem estiver do lado de fora dos estabelecimentos. Para isso, a SAU distribuirá cartazes que alertam sobre os riscos de acidentes. Já para os vendedores ambulantes - que terão a área de atuação delimitada pela secretaria - a venda de qualquer produto em embalagem de vidro é proibida.
Os fiscais inspecionarão, ainda, a origem e a validade dos produtos, e estarão atentos a tudo que possa oferecer riscos à saúde pública e à proliferação do mosquito da dengue. Em casos de apreensão, todo material será encaminhado ao aterro sanitário. Dependendo da mercadoria, o produto será inutilizado no próprio local.
Os textos são revisados por Thaísa Hosken