Moradores do Granjas Beth?nia reclamam das constantes interrupções de energia no bairro
Moradores do Granjas Bethânia reclamam das constantes interrupções de energia no bairro
Repórter
Moradores e comerciantes do bairro Granjas Bethânia, localizado na região Nordeste da cidade, vêm sofrendo transtornos devido às constantes interrupções de energia elétrica na região. Por causa da chuva que caiu sobre Juiz de Fora na noite da última segunda-feira, 28 de fevereiro, segundo os moradores, a falta de energia teve quase seis horas de duração.
"Liguei para a Cemig [Companhia Energética de Minas Gerais] e fui informado de que a primeira reclamação referente ao bairro havia sido feita às 18h18. Mas o restabelecimento só foi feito às 23h51. Não consigo entender o porquê da demora, já que, como trabalho no bairro São Mateus, percebo que o atendimento por lá é feito de forma muito mais rápida. Pelo que parece, o descaso deve-se ao poder aquisitivo dos moradores do meu bairro", reclama o jornalista que reside no Granjas Bethânia, Asclê de Oliveira.
Ele conta que saiu mais cedo do trabalho na última segunda-feira, a fim de finalizar a monografia do seu curso de pós-graduação. "O prazo limite era às 23h59. Acabei passando dele, mesmo tendo chegado em casa cedo, a tempo de terminar com tranquilidade." Asclê conta que mora no bairro há dois anos e só obteve retorno de reclamações registradas junto à Cemig uma vez. "Foram feitos vários contatos ao longo deste tempo, já que as quedas ocorrem com muita frequência. Entretanto, na época em que obtive retorno, não foram repassadas informações relevantes quanto às constantes ocorrências."
- Poste danificado na rua Fernando Lobo será substituído até março
- Buracos em via de acesso ao Santa Efigênia incomodam moradores
Outro que está amargando prejuízos devido à interrupção da energia é o proprietário de uma padaria no bairro, Carlos José de Macedo. Segundo ele, a perda de produtos representa um prejuízo de aproximadamente R$ 2 mil. "Ficamos muito tempo sem luz, por isso acabei perdendo leite, iogurte, manteiga, além de bolos e picolés. Este problema é frequente e, sempre que a luz é interrompida, o religamento demora." Já a estudante, Suellen Lima de Oliveira, conta que esta não foi a primeira vez em que precisou estudar, no período da noite, e não conseguiu devido à falta de energia. "Basta cair uma chuvinha e ficamos sem luz. E isso não é de hoje. Moro aqui há 17 anos e sempre foi assim."
De acordo com a assessoria da Cemig, as constantes interrupções de energia elétrica no Granjas Bethânia deve-se à geografia do local, que por estar localizado em uma região alta, fica mais exposta, podendo ser, facilmente, atingida por raios. Ainda segundo a assessoria, a empresa sofre com a aplicação de multas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no caso de demora no restabelecimento da energia. Com relação ao cliente, a companhia informa que quem sofreu prejuízos devido à falta de energia, é beneficiado com descontos na fatura.
Há pontos sem energia
Devido à chuva da noite da última segunda-feira, há vários pontos de Juiz de Fora, incluindo localidades rurais, sem energia. A assessoria da companhia não informou o total de moradores que estão sem energia elétrica nem os locais, mas citou que um total de 15 equipes está nas ruas, a fim de providenciar os reparos na rede elétrica, reduzindo os problemas ocasionados pela interrupção.
O corte no fornecimento foi provocado, segundo a Cemig, devido à ocorrência de 198 raios, mais do que foi registrado durante todo o mês de janeiro. Segundo a companhia, não há previsão de restabelecimento de energia nos pontos que apresentam problemas.
Troca de poste de iluminação daqui a 15 dias
Devido às demandas referentes à interrupção de energia, a troca de um poste danificado que ameaça cair na rua Fernando Lobo, na região central, será adiada, ocorrendo em um prazo de 15 dias. A previsão era de que a substituição fosse feita até esta terça-feira, dia 1º. O poste está quebrado há 30 dias, desde que foi atingido por um caminhão.
Os textos são revisados por Thaísa Hosken