Campanha da Fraternidade vai abordar o Meio Ambiente
Meio ambiente é tema da Campanha da Fraternidade de 2011Igreja pretende conscientizar a população da importância da preservação da natureza. A coleta realizada em Juiz de Fora vai ser doada à região Serrana
Repórter
3/3/2011
Na tarde desta quinta-feira, 3 de março, o arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, anunciou o tema da Campanha da Fraternidade de 2011, que começa na Quarta-feira de Cinzas, 9 de março, e segue até o Domingo de Ramos. Com o tema Fraternidade e a vida no planeta, e o lema A criação geme em dores de parto, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pretende despertar na população o interesse em preservar a natureza. "Queremos mobilizar a comunidade, as igrejas e a associações de moradores", enfatiza o arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira.
Segundo o arcebispo, os fenômenos como aquecimento global e as mudanças climáticas são sérias ameaças para o ser humano. "O aquecimento global está sendo causado pela industrialização. A população está poluindo o meio ambiente jogando lixos nas ruas e rios. Isso é uma falta de educação das pessoas."
De acordo com Dom Gil, o objetivo da campanha é conscientizar a população e levantar reflexões sobre a importância da preservação da natureza. "Temos que pensar no coletivo e não individualmente", ressalta. Esta já é a 4ª Campanha da Fraternidade que tem como tema o meio ambiente. O tema vai ser discutido nas missas, celebrações da palavra e por meio de reflexões em família. "As reflexões são as peças mais importantes da mobilização", avalia o arcebispo.
Ações
A coleta da Campanha da Fraternidade em Juiz de Fora vai ser doada às dioceses de Nova Friburgo e Petrópolis, afetadas pela chuva em janeiro. Outras ações como coleta seletiva nas igrejas também vão ser realizadas.
I Semana da Caridade
Durante o encontro também foi anunciada a I Semana da Caridade que vai ser realizada entre os dias 27 de março e 3 de abril, na Arquidiocese de Juiz de Fora. O evento vai apresentar à sociedade os projetos que são desenvolvidos junto da comunidade carente. "Queremos que as pessoas conheçam e participem das ações", disse o padre Luiz Carlos de Paula. A semana vai proporcionar que os grupos atendidos troquem experiências. Os trabalhos vão ser expostos em tendas, nos dias 2 e 3 de março, no Seminário Santo Antônio. O projeto é organizado pelo Vicariato.
Lançamento do livro vida e obra de Monsenhor Marciano
No acontecimento, foi anunciado ainda o lançamento do Livro do Monsenhor Marciano, marcado para o dia 5 de abril. O livro conta a vida e a obra do santo canonizado da Arquidiocese de Juiz de Fora, que atuou na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Santa Rita de Jacutinga. O santo ficou conhecido na cidade como Padrinho Vigário. "Vamos enviar para Roma o pedido de beatificação do santo e esperamos que ele seja reconhecido o mais rápido possível. Para a beatificação é necessário analisar a história do santo, ouvir depoimentos e acontecer um milagre", finaliza.
Os textos são revisados por Thaísa Hosken