Moradores de diferentes regições de JF sofrem com o atraso na coleta de lixo
Moradores de diferentes regiões de JF sofrem com o atraso na coleta de lixo
Repórter
Moradores de diferentes regiões de Juiz de Fora reclamam do atraso na coleta de lixo, que chega a ser de mais de uma semana em alguns locais. "Este é um problema frequente. Basta ter algum feriado que a coleta fica toda descontrolada. E somos nós quem arcamos com os problemas", reclama a moradora do bairro Cascatinha, Maria Aparecida Rangel.
Quem também reclama da falta de coleta é o comerciante do bairro Santa Efigênia, Mário Virtuoso da Silva. "O lixo está se acumulando na esquina próxima a minha loja e isto é terrível porque o risco de aparecerem ratos e baratas aumenta, sem falar na grande quantidade de mosquitos e no cheiro forte", aponta o proprietário de um mercado. De acordo com Silva, a falta de coleta é anterior ao feriado.
- Mato alto, interdição de calçada e água parada causam insegurança na Independência
- Buracos em via de acesso ao Santa Efigênia incomodam moradores
Entre os bairros mais afetados pelo atraso, segundo informações do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), na coleta de lixo estão o Sagrado Coração, o Santa Efigênia, o São Benedito, o Santa Cândida, Nova Era, Jardim dos Alfineiros, Olavo Costa, São Mateus, Costa Carvalho e Cascatinha (ver mapas). "A previsão é que a coleta seja normalizada nesta quarta-feira [27 de abril], ainda que os bairros afetados não tenham coleta prevista para este dia da semana", afirmou o diretor de operações do Demlurb, José Fabiano de Resende.
Segundo ele, o atraso ocorreu devido ao feriado prolongado de Tiradentes e da Semana Santa e às chuvas. "Quando temos o que chamamos de feriados casados, ou seja, em dois dias consecutivos, sempre temos problemas de atrasos. Mas já estamos trabalhando em esquema especial, a fim de minimizar os prejuízos à população."
Conforme informações do Demlurb, nesta terça-feira, dia 26, o atraso correspondeu a apenas 10% dos bairros. O serviço de coleta do Demlurb atende a 98% da população de Juiz de Fora, sendo recolhidas, por dia, 477 toneladas de lixo.
Os textos são revisados por Thaísa Hosken