Vans escolares passavão por vistoria semestral

Por

Quarta-feira, 6 de julho de 2011, atualizada às 16h28

Vans escolares passarão por vistoria semestral

Da Redação

A partir da próxima segunda-feira, 11 de julho, 233 veículos cadastrados para realizar o transporte escolar passarão por vistoria semestral a cargo da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) de Juiz de Fora. A fiscalização inicia pelos veículos com número do Cartão de Identificação do Veículo (CIV) cujo final é entre 1 e 116. Essas vans serão vistoriadas entre os dias 11 e 15 de julho. A partir do dia 18 de julho, até 22, serão fiscalizados os carros com CIV finalizando entre 117 e 233. Nos dias 28 e 29 serão resolvidas as pendências relacionadas à fiscalização.

O posto de atendimento da Settra funciona no Terminal Rodoviário Miguel Mansur. As vistorias ocorrerão entre as 8h30 e as 12h. Neste procedimento serão vistoriadas as partes mecânicas e elétricas dos veículos, além da documentação da van e do condutor. Os itens de segurança previstos no Código de Trânsito Brasileiro também passarão por verificação, como cintos, travas das janelas, freios, buzinas, pneus, suspensão, tacógrafo e extintor de incêndio. Ainda serão conferidos o layout externo da van, a taxa de emissão de poluentes, o estado geral da carroceria do veículo, limpeza e higiene.

Após a aprovação, o permissionário receberá o selo de vistoria. Sem esta certificação, as vans escolares não podem transitar pela cidade, sob pena de o veículo ser apreendido e o permissionário perder cinco pontos na carteira, além de pagar multa de R$ 127,69. A legislação municipal prevê ainda multa de R$ 35,50. O permissionário fica também impedido de tirar licença no ano seguinte.

Antes de realizar a vistoria, o condutor de van escolar precisa levar ao JF Informação os seguintes documentos: Carteira Nacional de Habilitação (CNH); comprovante de curso específico para o transporte escolar; print emitido pelo Detran, declarando o histórico de multas dos últimos 12 meses; CRLV; seguro obrigatório; laudo de vistoria expedido pela Delegacia Adjunta de Trânsito e Acidentes da 7ª DRSP; taxa de vistoria paga; e o CIV.