Câmara Municipal de Juiz de Fora empossa 124 vereadores mirins
Câmara Municipal de Juiz de Fora empossa 124 vereadores mirins
Repórter
Na tarde desta quinta-feira, 4 de agosto, 124 vereadores mirins tomaram posse, no Plenário Francisco Afonso Pinheiro, na Câmara Municipal de Juiz de Fora. "Cada escola tem de dez a 15 representantes, que vão cumprir o mandato até o mês de novembro", disse o sociólogo do Centro de Atenção ao Cidadão da Câmara Municipal, Sérgio Dutra.
Segundo Dutra, neste ano, o departamento apresentou a proposta do projeto para todas as escolas do município e, dez instituições demonstram interesse em participar, mas por dificuldades internas, apenas oito seguiram com a proposta. "Caso o número de interessados ultrapassasse a meta, que este ano era de dez escolas, íamos realizar um sorteio", diz.
Os jovens adolescentes de até 15 anos, que cursam as duas últimas séries do ensino fundamental das redes pública e privada, terão a oportunidade de elaborar projetos e estudar propostas dentro do tema Meio ambiente - Resíduos e dos subtemas Destinação dos resíduos (aterro e impactos ambiental e social); Reaproveitamento (coleta seletiva e papel dos catadores de material) e Produção e consumo (desperdício e reeducação de hábitos de consumo).
- Médicos contestam mensagens da PJF à Câmara sobre ESF e Urgência e Emergência
- Recreio realiza concurso para 42 vagas na Prefeitura
- TJMG inocenta cartório por ter emitido certidão de óbito a partir de um atestado falso
"São temas relacionados à participação política e preservação do município." Segundo Dutra, cada escola deverá elaborar duas propostas para cada um dos três subtemas. Desse número, quatro propostas serão retiradas e duas serão priorizadas. A entrega das seis propostas aprovadas nas escolas será no dia 30 de setembro. Na primeira semana de outubro, ocorre a realização dos grupos de trabalho e da plenária municipal. Os encontros para discussão serão realizados com três representantes de cada escola. "Os jovens terão que negociar e aprender como funciona a política. O foco do projeto é educar para a democracia e ensinar como exercer a cidadania."
De acordo com o vereador Julio Gasparette (PMDB), que presidiu o evento, o futuro do município está na mão dos jovens. "Cabem aos estudantes salvar o ambiente, por meio de ações pautadas na educação."
Durante a cerimônia, o vereador Noraldino Júnior (PSC) destacou a atuação dos vereadores mirins. "Essas crianças são o futuro da cidade. Temos que investir na educação, para construir um futuro." Júnior disse ainda que o importante é construir uma juventude mais crítica e envolvida nos problemas da cidade."
Expectativa
A estudante do ensino fundamental Priscila Coelho diz estar na expectativa para começar o trabalho. "Estou muito ansiosa. Pretendo fazer algo para ajudar os cidadãos." A mesma situação é dividida pela estudante Júlia Souza. "Espero ajudar nas decisões da Câmara." Júlia acredita que se desempenhar um bom projeto, ele pode virar até uma lei municipal.
Para o professor Marcos Antônio Amaral, o projeto dos vereadores mirins contribui para a cidade e para a formação dos jovens. "A ideia é levar a voz dos jovens para a sociedade e para a política de Juiz de Fora."
A Câmara Mirim é promovida pelo Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) do Legislativo. Os vereadores mirins representam os colégios dos Jesuítas e Santa Catarina, além das escolas estaduais Almirante Barroso, Antônio Carlos, Coronel Antônio Alves Teixeira, Antônio Carlos Fagundes, Doutor Adhemar Rezende de Andrade e o Instituto Estadual de Educação. Na segunda-feira, 8 de agosto, os pequenos legisladores reúnem-se na Câmara Municipal, para definir o cronograma das atividades.
Os textos são revisados por Thaísa Hosken