Chuvas de 2011 provocaram desastres e transtornos na Zona da Mata

Por

Chuvas de 2011 provocaram desastres e transtornos na Zona da MataInundações, escorregamentos de terra, córrego transbordado, queda de casa, asfalto cedendo e pistas interditadas marcaram os períodos chuvosos

Clecius Campos
Subeditor
27/12/2011

Em 2011, as chuvas provocaram desastres e transtornos diversos em cidades da Zona da Mata. Inundações, escorregamentos de terra, córrego transbordado, queda de casa, asfalto cedendo e pistas interditadas marcaram os períodos chuvosos em municípios, como Juiz de Fora, Cataguases e Carangola. Atletas juiz-foranos ainda protagonizaram momentos de solidariedade, levando alimentos a pessoas atingidas pela tragédia na região serrana do Rio de Janeiro, no início do ano. As imagens abaixo retratam algumas das ocorrências que chamaram a atenção de Juiz de Fora e da região.

Uma forte chuva atingiu a cidade de Cataguases na noite da quarta-feira, 23 de novembro, e fez córregos transbordarem.

Devido à queda de parte de uma encosta que fica ao lado de um shopping na Zona Sul de Juiz de Fora, a pista de acesso a ele, onde funciona um ponto de táxi, foi interditada totalmente.

Em janeiro, no bairro Nossa Senhora das Graças, um prédio de quatro andares, localizado na rua Domingos Lopes 605, foi interditado devido ao escorregamento de uma encosta revestida de argamassa, que atingiu a garagem e um apartamento no segundo andar. Um carro foi soterrado.

Uma casa localizada na rua Manoel Moreira de Morais, no bairro Jardim de Alá, desabou após ser atingida por um barranco que caiu na tarde desta sexta-feira, 14 de janeiro. A família deixou a residência minutos antes de ela vir ao chão.

Três corredores juiz-foranos aceitaram o desafio de levar doações às pessoas mais atingidas pelas chuvas que destruíram cidades da região Serrana do Rio de Janeiro, especialmente o município de Teresópolis, no início do ano.

Na avenida dos Andradas, a jornalista Marcella Marques identificou um alagamento, em frente à sede da Gerência Regional de Saúde.

O Portal ACESSA.com constatou na tarde do dia 28 de novembro, na altura do bairro Manoel Honório, que o nível de água do Rio Paraibuna estava acima do normal.

No início de dezembro, devido às chuvas que caíram em Juiz de Fora, o asfalto na avenida Deusdedit Salgado cedeu e abriu uma cratera, próximo ao pórtico de entrada do município, no bairro Salvaterra, na pista de acesso à BR-040.

Em janeiro deste ano, um internauta flagrou parte da obra da BR-440 alagada devido às chuvas que caíram naquela época.

A principal via da cidade de Carangola, a avenida Capitão Antônio Carlos de Souza, no bairro Santa Maria, foi totalmente interditada na manhã da segunda-feira, 11 de abril, após o deslizamento de terra de um barranco no local.

« »