Via de acesso a futuro loteamento sofre com buracos e falta de asfalto
Via de acesso a futuro loteamento sofre com buracos e falta de asfalto
Subeditor
A alameda de Santo Antônio, localizada no bairro Cruzeiro de Santo Antônio, na Cidade Alta, sofre com buracos e a falta de asfaltamento. A via será a responsável por dar acesso ao futuro loteamento Alphaville, empreendimento que já conta com licença ambiental de instalação.
A moradora do local, Patrícia Almeida, registrou a situação da via em fotos no dia 30 de dezembro, após uma chuva tornar o chão de terra batida em lama (veja galeria abaixo).
"Na última semana, houve o problema maior. Com a grande intensidade de chuva, formou-se um buraco na subida, perto da Igreja de Santo Antônio. Com a profundidade e com o grande volume de lama, os ônibus foram proibidos de passar no local, fazendo com que os moradores tivessem que andar mais de um quilômetro, dependendo de onde mora, para pegar o ônibus que estava indo até a avenida Manoel Vaz de Magalhães, no Bosque do Imperador." As linhas que atendem à localidade são 540, 536, 533 e 542 e já trafegam, normalmente, na via.
- Chuva abre buraco em rua no bairro Ipiranga
- Buracos em frente ao Cine-Theatro Central permanecem após 68 dias de denúncia
- Copam concede licença ambiental e autorização para exploração ao Alphaville
Segundo Patrícia, a situação da rua incomoda os moradores há algum tempo. "Não é de hoje que sofremos com os problemas. No período de seca, é grande intensidade de poeira e, no verão, são os buracos." Ela afirma que foram feitos alguns pedidos de asfaltamento no local, mas que a rua não foi atendida. "O que mais nos chateia é o descaso da Prefeitura com essa rua. A via tem grande fluxo de carro pois é acesso a BR-040. Já entramos com vários pedidos de asfalto, mas nunca obtivemos sucesso. Ficamos nos perguntando, será que isso vai continuar assim com o condomínio Alphaville vindo para cá? Nossa rua será a principal via de acesso."
Alameda passará por urbanização completa
Segundo informa a assessoria de comunicação da Secretaria de Obras (SO), está assinado um protocolo de intenções, entre o empreendedor do loteamento e a Prefeitura de Juiz de Fora, para a completa urbanização da alameda, em uma extensão de, aproximadamente, 1,6 km. A obra contemplará a terraplanagem, a drenagem, o alargamento da via, a criação de guias e de sarjetas, a implantação de passeio nos trechos possíveis, a pavimentação asfáltica, a iluminação publica e a criação de rede de água e de esgoto. Empreendedor, SO e Cesama serão responsáveis pelas intervenções.
No entanto, não há previsão para o início da urbanização. As intervenções precisam passar por um processo de licenciamento, rotina para toda e qualquer obra em via pública, segundo a SO. A licença ainda está em trâmite. De acordo com a Prefeitura, as obras serão iniciadas assim que o trâmite legal chegar ao fim.
Situação da alameda
Fotos: Patrícia Almeida