Imóveis tombados em São João del-Rei são monitorados devido ?s chuvas

Por

Im?veis tombados em S?o Jo?o del-Rei s?o monitorados devido ?s chuvas

Imóveis tombados em São João del-Rei são monitorados devido às chuvasMais dez cidades de Minas Gerais decretam situação de emergência, sendo cinco na Zona da Mata. Em Jamapará, número de corpos encontrados chega a 20

Aline Furtado
Repórter
12/1/2012

Devido às chuvas constantes que vêm caindo nos últimos dias, São João del-Rei, município que fica a 140 quilômetros de Juiz de Fora, está em estado de alerta quanto ao monitoramento de sete imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Os passeios de Maria Fumaça, entre São João del-Rei e o município vizinho de Tiradentes, também foram suspensos temporariamente devido às chuvas. Segundo a Defesa Civil da cidade, o número de famílias atingidas pelas inundações chega a 300. Três casas desabaram e uma corre risco de cair.

De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura, as enchentes causadas pela elevação do nível das águas do rio das Mortes, que chegou a cinco metros acima do nível normal, e do córrego dos Lenheiros, além dos deslizamentos, deixaram 2,4 mil pessoas desalojadas, 25 desabrigados e atingiu 800 residências. As escolas municipais foram disponibilizadas para receber os atingidos.

As áreas mais atingidas são os bairros Colônias do Giarola e do Felizardo. Há possibilidade de o Carnaval da cidade ser cancelado para que a verba seja destinada às vítimas das chuvas e às obras de reconstrução. As chuvas afetaram também o município de Tiradentes, que ficou inundado. Entretanto, o Centro Histórico, onde ficam localizados os imóveis tombados pelo Iphan, não foi atingido.

MG tem 137 cidades em situação de emergência

De acordo com o mais recente boletim da Defesa Civil de Minas Gerais, divulgado nesta quinta-feira, 12 de janeiro, o número de cidades que decretaram situação de emergência chega a 137. Em comparação com o último balanço, divulgado na última quarta-feira, dia 11, o aumento foi de dez municípios.

Entraram para a lista os municípios Augusto de Lima e São Brás do Suaçuí, na região central; Ijaci, no Sul do Estado; Antônio Prado de Minas, Pedra do Anta, São Miguel do Anta, Senhora de Oliveira e Simão Pereira, na Zona da Mata; Januária, no Norte, e Dom Cavati, no Vale do Rio Doce de Minas.

Milhares de pessoas tiveram que abandonar suas casas, temporariamente, e outras não poderão voltar aos imóveis danificados. Segundo a Defesa Civil, o número de desalojados chega a 46.970, enquanto o de desabrigados é de 3.145.

Vinte corpos são encontrados em Jamapará

Fotos: Prefeitura de São João del-Rei