Mais 36 t?xis passam a circular nas ruas de Juiz de Fora
Mais 36 táxis passam a circular em Juiz de Fora, dos 54 carros anunciados
Nesta segunda-feira, dia 23 de janeiro, foram entregues 36 das 54 novas permissões de táxi anunciadas em dezembro de 2011 para reforçar o serviço na cidade. Com isso, a frota do município atinge, neste momento, 527 táxis, e chegará a 545 em março, mês limite para que os demais permissionários vencedores da licitação concluam o processo de inclusão do veículo.
Estas novas permissões somam-se a outras 58 liberadas pela Prefeitura entre 2009 e 2010, quando a frota contava com 433 veículos. Isto representa um crescimento de 25,8%. Lembrando que a última ampliação da frota de táxis da cidade tinha ocorrido em 1982, quando foram entregues 175 permissões.
- Juiz de Fora tem mais 26 táxis circulando, dos 54 anunciados
- Serviço de táxi em Juiz de Fora é discutido em audiência pública
- Juiz-foranos já pagam 17% a mais pelas corridas de táxis
A liberação das outras 18 permissões está em andamento. O processo inclui a compra de um veículo zero km, com quatro portas, ar condicionado e que atenda, obrigatoriamente, às demais características exigidas, como potência e volume de porta-malas.
Estudo
O número a ser acrescentado à frota, tanto em 2009 quanto em 2011, foi definido a partir de um estudo técnico feito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)/Fadepe, contratada pela Prefeitura. As análises basearam-se nos dados operacionais, como número de viagens e quilometragem produtiva, dentre outras variáveis. Esta iniciativa de analisar tecnicamente o sistema é inédita em Juiz de Fora.
Já o processo licitatório é resultado de entendimentos entre a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) e o Ministério Público, com participação do Sindicato e da Associação dos Taxistas, firmados em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em outubro de 2009, para implementação de melhorias no serviço de táxis do município.
Os textos são revisados por Mariana Benicá