Funcionários da Cesama fazem protesto por plano de cargos e salários
Funcionários da Cesama fazem protesto por plano de cargos e salários
Funcionários da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) promoveram, nesta quarta-feira, 29 de fevereiro, uma manifestação em frente ao posto de atendimento da companhia, na avenida Barão do Rio Branco, pela adequação do plano de carreiras e salários.
Segundo denúncia do Sindicato dos Empregados nas Indústrias e Serviços de Purificação e/ou Distribuição de Água e Serviços de Esgoto de Juiz de Fora-MG (Sinágua), a companhia teria implementado um plano de cargos e salários em 2007, com distorções, e havia acordado a realização de reformas no texto, a partir do último acordo coletivo da classe, válido a partir de 30 de março de 2011.
No entanto, a empresa não teria executado os reparos no plano, mantendo distorções que continuariam prejudicando algumas funções. Por essa razão, desde agosto de 2011, sindicato e empresa negociam a aplicação do tratado que estaria definido desde o último acordo coletivo. Diante da negativa da empresa em executar o acordo com as exigências do sindicato, os funcionários optaram por promover a manifestação.
- Conta de água fica 6,5% mais cara a partir de abril
- Moradores do bairro Caeté solicitam sistema de água potável
- Mais de 15 mil famílias terão descontos na conta de água em Juiz de Fora
O protesto chamou a atenção da Cesama e a diretoria da empresa recebeu, na tarde desta quarta-feira, 29, líderes do sindicato, a fim de resolver a situação. Segundo informa a assessoria da empresa, durante a reunião, ficou acordado que no dia 20 de março será apresentada uma nova proposta de plano de carreiras e salários a ser analisada pelos sindicalistas. A proposta não incluiria, ainda, discussão sobre a campanha salarial de 2012.
Os textos são revisados por Mariana Benicá