Operação conjunta pretende fiscalizar materiais explosivos em MG
Operação comandada pelo Exército pretende fiscalizar materiais explosivos em MG
Uma operação conjunta denominada Forças de Minas foi iniciada nesta terça-feira, 16 de outubro, com o intuito de intensificar a fiscalização de produtos controlados, especialmente os materiais explosivos em todo o Estado de Minas Gerais.
A ação está sendo coordenada pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds); pelo Exército Brasileiro, por meio da 4ª Região Militar; pela Polícia Militar (PM); pela Polícia Civil (PC); pela Receita Estadual e pelo Ministério Público Estadual (MPE), que irão fiscalizar empresas para reprimir a fabricação ilegal, o armazenamento inadequado e a falta de controle de explosivos.
- Polícia Federal retoma atividades em JF após 70 dias de paralisação
- Comerciantes do Centro de Ubá fecham as portas por falta de segurança
- Pedestre causa acidente no Centro de Juiz de Fora
De acordo com informações repassadas pela Seds, a operação conjunta é resultado do trabalho de uma comissão constituída em junho deste ano, quando foi traçado um mapa dos furtos de explosivos e das explosões de caixas eletrônicos, a partir do compartilhamento das informações das inteligências de todos os órgãos envolvidos. As áreas de atuação foram definidas como pontos prioritários desta primeira operação, já que o transporte e armazenamento de explosivos no estado são a raiz do problema da explosão de caixas eletrônicos.
As empresas receberão orientações e, eventualmente, haverá autuação e responsabilização dos infratores, com penas que vão desde a advertência até a cassação do registro de funcionamento. Aquelas que estiverem agindo em desacordo com a legislação poderão ser autuadas nas esferas administrativa, penal e tributária. De acordo com a Seds, a divulgação dos locais de atuação da operação e o consequente balanço a respeito de desempenho será disponibilizado ao final de cada dia de ação e não há previsão para término.