PM destaca a necessidade de articulação de segmentos sociais

Por

PM destaca a necessidade de articula??o de segmentos sociais
Quarta-feira, 19 de dezembro de 2012, atualizada às 16h10

PM destaca a necessidade de articulação de segmentos sociais para combate à violência

Aline Furtado
Editora geral

A necessidade de investimento na prevenção da violência por meio da articulação entre vários segmentos da sociedade. Esse vem sendo o foco de trabalho da Polícia Militar (PM) de Juiz de Fora, que é responsável por 86 cidades da região da Zona da Mata. Em 2013, a meta é dar continuidade às ações, além de desenvolver outras.

O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, 19 de dezembro, por oficiais da PM, durante encontro com a imprensa juiz-forana. "Tivemos resultados favoráveis em 2012. E nosso maior desafio em 2013 é trabalhar a questão da sensação de segurança", afirmou o comandante da 4ª Região da Polícia Militar, coronel Ronaldo Nazareth.

Para isso, a PM deverá ampliar o projeto Ambiente de Paz, que já vem sendo desenvolvido em Benfica e em Santa Cruz, para os bairros São Benedito e Vila Olavo Costa. "Essas são áreas consideradas 'zonas quentes', que precisam do projeto, que tem como objetivo a criação e a intensificação de ações sociais voltadas para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. O foco é toda a família, sendo que as crianças são consideradas vetores, já que o trabalho de prevenção precisa começar com elas", destaca o major Alexandre Nocelli.

Além disso, os investimentos nos próximos anos abrangerão ações como o Centro de Ocorrências de Registros Policiais (Crop), que vem sendo expandido para todo o Estado; o Grupo Especial para Atendimento à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco (Geacar); o Jovens Construindo a Cidadania (JCC), que conta com mais de mil jovens capacitados em 2012; o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), o Sistema Integrado de Atendimento ao Trânsito (Siat); a Patrulha de Prevenção de Homicídios (PPH); além da Patrulha de Prevenção da Violência Doméstica (PPVD), que é a abordagem feita por policiais femininas a vítimas e autores desse tipo de violência.

"Nossa intenção é manter Juiz de Fora no patamar de dois dígitos quando falamos da violência, mais precisamente de homicídios, o que é considerado pela OMS [Organização Mundial da Saúde] como aceitável", cita Nocelli. Entre outros projetos, já anunciados anteriormente e que devem ser efetivados em 2013, foram destacadas as aquisições de novas viaturas e a implantação do projeto Olho Vivo.

Especialização em segurança pública

Outra novidade, prevista para ter início em março, é o curso de especialização lato sensu em Segurança Pública e Cidadania, promovido pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em convênio com a Polícia Militar de Minas Gerais (PM/MG) e a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).

A parceria, que já havia sido firmada com a PM neste ano, foi fechada com a Seds na última terça-feira, dia 18. Em 2013, policiais militares farão parte de uma turma piloto, com 48 vagas, sendo 40 delas destinadas a policiais militares, quatro destinadas à UFJF e as quatro restantes aos servidores da Seds. A expectativa é ampliar as vagas para outros profissionais, como bombeiros, policiais civis, agentes penitenciários, entre outros profissionais que lidam direta ou indiretamente com a área de segurança pública.

Encontro com prefeitos

Um dos primeiros compromissos de 2013 da PM será um workshop com prefeitos eleitos nos 86 municípios que integram a 4ª Região da Polícia Militar. A intenção é tratar de assuntos como as chuvas, comuns no início do ano, e a segurança.

Cruzamento de dados

Outro projeto para 2013 é o cruzamento de dados entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). "A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social [SAS], fez um levantamento e identificou famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. O que faremos é cruzar esses dados com dados que já temos, referentes à violência. Caso existam famílias figurando nos dois levantamentos [da PJF e da PM], essas serão priorizadas em ações sociais", explica o coronel Nazareth.

Operação Minas em Segurança

Outro ponto abordado durante o encontro foi a operação Minas em Segurança, que será desencadeada nesta sexta-feira, 21 de dezembro, seguindo até o Carnaval, em fevereiro de 2013. Durante o período, todo o efetivo administrativo do posto militar localizado no bairro Grama será direcionado à fiscalização. Segundo as autoridades, o número de acidentes nas rodovias estaduais que cortam a região da Zona da Mata teve redução de 20% nos últimos meses.

Os textos são revisados por Juliana França