Temperaturas despencam 8,6? C entre domingo e segunda-feira

Por

Temperaturas despencam 8,6? C entre domingo e segunda-feira
Segunda-feira, 16 de abril de 2012, atualizada às 18h

Temperaturas despencam 8,6º C entre domingo e segunda-feira

Da Redação

Os juiz-foranos precisaram tirar blusas de manga comprida e casacos do armário neste início de semana. Tudo por causa de uma frente fria que passa pelo litoral da região Sudeste e levou ao aumento da nebulosidade na Zona da Mata. Entre domingo, 15 de abril, e esta segunda-feira, 16, as temperaturas máximas registradas na cidade apresentaram variação de 8,6º C.

No domingo, a máxima registrada foi de 30º C, segundo o meteorologista do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Kleber Souza. Na segunda-feira, os termômetros registraram 21,4º C como a temperatura mais alta do dia.

"A queda da temperatura ocorreu em virtude apenas do aumento da nebulosidade em razão da passagem de uma frente fria pelo oceano. As nuvens bloquearam a radiação solar e, com isso, as temperaturas não subiram", explica Souza, acrescentando que a Zona da Mata é bastante afetada pelo fenômeno por sua proximidade com o litoral.

Ainda de acordo com o meteorologista, as temperaturas começam a subir a partir desta terça-feira, 17. "A frente fria está passando muito rápido e se afastando para o oceano. Com isso, as temperaturas voltam a subir gradativamente ao longo da semana. As chuvas da noite de domingo foram em razão do aumento desta nebulosidade. Mas não há mais previsão de chuva até o final da semana", diz.

Apesar da expectativa de aumento na temperatura, a elevação deve ocorrer com maior intensidade somente a partir de quarta-feira, dia 25. Em Juiz de Fora, a previsão para a terça-feira é de céu nublado, com baixa amplitude térmica: mínima de 16º C e máxima de 22º C. A previsão para a Zona da Mata é que as temperaturas variem entre 13º C e 26º C.

Os textos são revisados por Mariana Benicá