Representantes do Junta Brasil cobram decisão do prefeito de JF
Representantes do movimento Junta Brasil cobram decisão do prefeito de JF
Da Redação
Representantes do movimento Junta Brasil se reuniram com o prefeito Bruno Siqueira (PMDB) na manhã desta sexta-feira, 26 de julho. O grupo, que foi uma dos responsáveis pelas manifestações que aconteceram na cidade, cobraram uma decisão sobre as reivindicações encaminhadas ao Executivo no início deste mês. Durante o encontro, foram tratados três temas principais: a criação do bilhete único, a licitação do transporte coletivo e a reformulação do Conselho Municipal de Transportes.
Segundo a assessoria da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o o prefeito afirmou que o sistema de bilhete único está em fase de elaboração e deve ser implantado no próximo ano. No caso da licitação do transporte coletivo, Siqueira informou que uma comissão criada pela Prefeitura está dando prioridade à realização do processo, inclusive fazendo contato permanente com o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
- Manifestantes desocupam prédio da Câmara, após garantia da integridade de todos
- Caminhoneiros protestam por melhores condições de trabalho
- Manifestação reúne cerca de 15 mil pessoas em JF
Uma nova reunião foi marcada para a próxima semana para discutir propostas sobre a reformulação do Conselho Municipal de Transporte.
Licitação para o transporte público
Na última terça-feira, 23, o secretário de Transporte e Trânsito (Settra), Rodrigo Tortoriello, e o procurador geral do Município, Leonardo Guedes, estiveram no Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Belo Horizonte solicitando a liberação do processo licitatório para o transporte público de Juiz de Fora, que está paralisado deste 2009. Para isso, a comissão encaminhou um documento ao vice-presidente do tribunal, Sebastião Helvécio, solicitando a liberação do projeto.
O processo licitatório foi iniciado e suspenso em 2009, após decisão do TCE para fins de avaliação de sua regularidade. Uma primeira decisão proferida em 2011 atestou a regularidade, entretanto, em razão de recursos interpostos o processo foi novamente paralisado por medida de cautela, até que os recursos sejam analisados. O termo de referência prevê a contratação de serviços técnicos especializados de consultoria de engenharia de transporte e trânsito, para elaboração de estudo de reestruturação do sistema de transporte coletivo urbano na cidade.