Seminário discute violência na infância e na adolescência em JF

Por

Semin?rio discute viol?ncia na inf?ncia e na adolesc?ncia em JF

Seminário discute violência na infância e na adolescência em Juiz de Fora

Encontro pretende alertar sobre os crescentes casos de violência registrados nos últimos anos e discutir ações de identificação e acompanhamento às vítimas

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
8/11/2013

Na manhã desta sexta-feira, 8 de novembro, ocorre no Salão Nobre da Santa Casa de Misericórdia, o  Seminário Multidisciplinar de Prevenção e Diagnóstico de Violência na Infância e Adolescência. O evento reúne psicólogos, médicos, professores e profissionais da área jurídica para alertar sobre o crescente número de casos de violência registrados em Juiz de Fora nos últimos anos, e estabelecer um fluxo de atendimento às pessoas que identificam os casos e às vítimas.

Segundo a médica pediatra Cristina Coelho, membro da Sociedade Mineira de Pediatria - regional Zona da Mata, os dados são alarmantes e é necessário propor um acompanhamento às pessoas que os identificam. "O nosso objetivo é alertar aos profissionais que lidam com infância para identificar os sinais de violência e estabelecer um fluxo de atendimento a essas pessoas. A escola é o lugar mais importante, onde a criança está todos os dias", afirma.

Cristina afirma que entre os casos mais frequentes estão os de violência física, psicológica, violência sexual e no trânsito. "O período da adolescência é o que os casos são mais correntes, mas também aparecem muitos bebês com sinais de agressão e, através de exames, se percebe até casos de fraturas na costela, por exemplo", analisa.

O evento é realizado pelo Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF) e conta com o apoio da Sociedade Mineira de Pediatria - regional Zona da Mata, do Centro Viva Vida de Referência e da Santa Casa de Misericórdia.

O evento vai até as 17h30 e tem entre os convidados a jornalista Daniela Arbex, da pediatra e psicanalista infantil Luci Yara Pfeiffer, do Paraná, do Promotor de Justiça da Vara da Infância e da Juventude, Alex Fernandes Santiago, do sociólogo Rudá Ricci e do secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker. O  Coral do Colégio Jesuítas se apresenta no encerramento do evento.

Sáude no parque

Com o tema Saúde no parque - a prevenção começa na infância, no domingo, 10 de novembro, a Praça Cívica da UFJF, a segunda edição do evento Saúde no Parque. Com objetivo de oferecer recreação e informar sobre prevenção de doenças e violência na infância, o evento terá a participação da Polícia Militar,com apresentação da banda do 2º BPM, e do Corpo de Bombeiros, com apresentação de teatro e exposição de miniaturas, além de atividades de recreação.

Os pais de crianças portadoras de fibrose cística receberão informações enfatizando a importância do tratamento da doença. O evento, marcado para as 8h, tem apoio da Sociedade Mineira em Pediatria.