P?gina no Facebook indica "melhores lugares" para ser assaltado em JF

Por

P?gina no Facebook indica "melhores lugares" para ser assaltado em JF
Quinta-feira, 14 de novembro de 2013, atualizada às 15h59

Violência e bom humor: página no Facebook indica "melhores lugares" para ser assaltado em Juiz de Fora

Eduardo Maia
Repórter

Destacar os locais dos assaltos correntes em Juiz de Fora utilizando de ironia e bom humor. A receita utilizada pelos criadores da página 101 lugares para ser assaltado em Juiz de Fora tem conquistado o gosto dos usuários do Facebook. Criada em outubro passado, a página já soma quase 9 mil curtidas em pouco mais de um mês. A cada dia, os moderadores recebem de cinco a dez sugestões de lugares da cidade, onde o risco de escape pode ser quase nulo.

Cada postagem é identificada por um número e apresenta um local de Juiz de Fora onde casos de assaltos são correntes. Os moderadores fazem referência a personagens e histórias representadas em filmes e livros, além de citações musicais. Um dos posts (foto abaixo) compara o Parque Halfeld ao cenário da trilogia O Senhor dos Aneis.

Segundo um dos moderadores, que preferiu não se identificar, a proposta da página é colocar em voga a discussão sobre violência urbana. "Juiz de Fora deixou de ser uma cidade pacata, para se tornar um município onde as pessoas se veem cada vez mais com medo e precisando alterar sua rotina para não serem assaltadas. A questão da briga de gangues é um ponto preocupante que também gostamos de dar ênfase. Travestido no bom humor, há uma vontade de criar um serviço de utilidade pública ou, pelo menos, extravasar a indignação da população que se vê cada vez mais acuada pela inércia das autoridades", explica.


Interação

A interação dos usuários em cada post tem sido satisfatória aos dois moderadores. Cada postagem recebe, em média, 6 mil visualizações, 150 curtidas e 60 compartilhamentos. "É impressionante, todo local que postamos - por mais ermo que ele possa ser - sempre há alguém comentando que já sofreu algum incidente naquele lugar. Muitos são repetidos, o que comprova que algumas áreas os índices de criminalidade são maiores", analisa.

Os criadores da página afirmam que apesar da indicação dos posts ajudar às pessoas a tomarem cuidado nos locais, a intenção é promover uma discussão geral sobre a criminalidade e a segurança pública. "Não é uma questão específica, de se resolver o problema apenas em regiões pontuais. Essa onda de criminalidade vem de fatores mais profundos do que a infraestrutura ou patrulhamento policial dos locais postados. Tem toda uma questão histórica social por trás."