Prefeitura alerta sobre coleta do Caramujo Africano

Por

Prefeitura alerta sobre coleta do Caramujo Africano
Quarta-feira, 4 de dezembro de 2013, atualizada às 18h45

Prefeitura alerta sobre coleta do Caramujo Africano

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora emitiu um comunicado alertando à população sobre o aumento da população do Caramujo Africano na época de chuvas, já que, nesta época do ano, a espécie se prolifera muito e não há predadores naturais na região.

A secretaria alerta para a importância dos cuidados ao manipular o molusco e a relevância de identificar as diferenças entre o caramujo Nativo e o Africano, tendo em vista que o primeiro não oferece riscos à saúde, e o segundo é responsável por transmitir doenças e contribuir para a destruição do equilíbrio ecológico.

Orientações e Dicas

A Secretaria de Saúde explica que, após identificado, o molusco deve ser coletado e eliminado. Para evitar a proliferação do caramujo, é preciso manter os terrenos limpos e livres de lixo e entulhos.

Para fazer a coleta, as mãos devem ser protegidas com sacos plásticos ou luvas para evitar o contato da secreção com a pele humana.

Os caramujos devem ser triturados, colocados dentro de um saco plástico e depositado no lixo para coleta do Demlurb. Os caramujos também podem ser triturados e colocados em um buraco no chão, cobertos com cal virgem, e enterrados.

Não jogue os caramujos em rios, córregos ou lagos, pois eles sobrevivem nestes locais. Não utilize venenos ou produtos químicos, uma vez que outros animais e, até mesmo pessoas, podem ser contaminados.

Não use sal para controlar os caramujos, pois o solo ficará infértil para a produção de vegetais.

Com informações da Prefeitura de Juiz de Fora

Prefeitura alerta sobre coleta do Caramujo Africano