Temporal provoca queda de energia para 48 mil clientes

Por

Temporal provoca queda de energia para 48 mil clientes
Quarta-feira, 11 de dezembro de 2013, atualizada às 15h47

Temporal provoca queda de energia para 48 mil clientes em Juiz de Fora

Quase 24 horas após a tempestade, algumas regiões ainda enfrentam problemas de falta de luz

Lucas Soares
Repórter

Aproximadamente 48 mil clientes ficaram sem energia em Juiz de Fora, por causa do temporal da última terça-feira, 10 de dezembro. Entre os locais mais afetados estão os bairros da Zona Sul, a região Central, o Manoel Honório e o Jardim Glória. De acordo com a assessoria da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), os ventos que chegaram a 91,4 km/h ajudaram na queda de árvore e galhos, telhas, telhados, antenas, folhagem, placas, causando quebra de postes e rompimento de 28 cabos de energia.

No entanto, quase 24 horas após a tempestade, algumas regiões ainda enfrentam problemas de falta de luz. É o caso dos moradores do loteamento Verbo Divino, no bairro São Judas Tadeu. A vendedora Thays Campos relata que passou a noite no escuro. "Cheguei em casa às 22h e encontrei o bairro com luz, mas o nosso loteamento apagado. Tive que esquentar água para tomar um banho, improvisar alguma coisa para comer no escuro e ir dormir. Quando sai de casa para trabalhar, às 8h, a energia ainda não havia sido restabelecida", afirma.

De acordo com a Cemig, "em função da severidade da tempestade, a alta concentração de interrupções no mesmo horário, o caos no trânsito causado pelos alagamentos, trechos interrompidos por deslizamentos, árvores, quebra do asfaltamento, semáforos desligados, além das condições climáticas desfavoráveis, ventos fortes, horário noturno, defeitos complexos, o restabelecimento da energia foi realizado de forma gradativa. Porém, cerca de 2 mil clientes ainda permanecem sem energia, e outros foram desligados para atender serviços de regularização do sistema elétrico. A Cemig ressalta que está se empenhando para restabelecer o fornecimento de energia a todos seus clientes o mais breve possível, trabalhando com um contingente superior a 100 empregados, entre efetivos e contratados, desde as 17h de ontem."

Consumidor que ficar mais de 12 horas sem luz pode reclamar

O consumidor que ficar mais de 12 horas sem luz na área urbana pode prestar uma reclamação junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e ter um desconto na conta de luz. De acordo com a assessoria da ANEEL, um indicador criado para os dias críticos (DICRI), junto ao DIC (Duração Individual de Interrupção por Unidade Consumidora) podem ser usados pelo consumidor para requerer junto à concessionária o ressarcimento na forma de um desconto automático na fatura de energia. Isso é válido para qualquer limite que for desrespeitado.

Com isso, o coordenador do Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon) da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Carlos Alberto Gasparete, passa orientações à população. "Quem tiver níveis acima deste indicador pode acionar a própria Cemig, sempre registrando o número de protocolo para se resguardar. Prestar a queixa em um dos órgãos de defesa do consumir também é uma opção. A nossa orientação é que sempre que faltar energia, o cliente ligue para a concessionária e registre o número de protocolo. Assim, terá registrado no sistema o tempo que ficou sem luz em cada", explica.

Em relação aos objetos danificados nas chuvas, Gasparete explica que a atitude tomada depende do volume de raios. "Se for uma tempestade com raios e trovoadas, o conselho que damos é que o consumidor tire mesmo os objetos da tomada. Por outro lado, se a chuva for mais branda, não há necessidade, até porque, se houver queda de energia, é provável que seja oriunda de uma falha da empresa", esclarece.

Informar falta de luz

Para informar falta de energia, o cliente pode mandar um SMS, via celular, para o número 29810, digitando "cemig luz", o nº do cliente e o nº da instalação. Esses números são encontrados na conta de energia. O serviço é gratuito e proporciona mais agilidade no atendimento ao consumidor. A comunicação também pode ser feita por meio da Agência Virtual via internet ou pela central de atendimento Fale com a Cemig, no telefone 116.