Curso de cabeleireiro: candidatos aguardam por mais de 48h em fila
Curso de cabeleireiro: candidatos aguardam por mais de 48h em fila
Repórter
Desde as 11h do último sábado, 4 de janeiro, Pâmela Dias, 21, aguarda a abertura das inscrições do curso gratuito de de cabeleireiro do Senac. Com persistência, espera junto a mais de 30 pessoas na porta da unidade localizada na avenida Rio Branco, no Centro de Juiz de Fora, a uma das 32 vagas ofertadas pelo curso. Aliada ao sonho de tornar cabeleireira, a razão da espera é também o custo da capacitação, avaliado em aproximadamente R$ 2,5 mil.
De forma bem humorada, Pâmela contou à ACESSA.com como "sobreviveu" ao tempo de espera. "Vim com a cara e com a coragem. Não trouxe nada. Uma moça me emprestou um colchão, outra um travesseiro. Tentamos fugir do sol, no canteiro da Rio Branco, alguns que passavam na rua começavam a xingar (risos). O calor estava insuportável, mas eu consegui", comemora. Segundo a atendente de uma lanchonete, o apoio do namorado e de uma tia foi fundamental para contribuir com o esforço. "Tive que trabalhar ontem, liguei para minha tia e ela e meu namorado se revezaram para guardar meu lugar na fila", conta.
Esforço parecido teve a estudante Fabiana Nascimento, 25. Ela chegou no domingo, 5, por volta das 8h da manhã. Mas não contava que, entre os documentos necessários para a inscrição, deveria apresentar um comprovante do histórico escolar, que só conseguiu nesta segunda, 6, no início da manhã. "Tive que ir correndo até a escola onde estudei para buscar o meu histórico. Ela abria no mesma hora que o Senac. Meu esposo veio para o meu lugar na fila. Mas como eu não estava na hora que distribuíram a senha, fui para o último lugar. Foi exaustivo, mas o meu lugar está garantido", diz, mostrando a senha para realizar a inscrição.
O cozinheiro Walisson Macário, 28, também aguardava desde domingo por uma vaga. Sua insatisfação com a atual profissão o fez correr atrás de uma nova formação. "Quero conhecer uma nova área, estou muito desgastado trabalhando em restaurante. Foi dureza esperar todo este tempo, dá vontade de desanimar. Moro no Teixeiras, minha mulher veio pra me ajudar. Se ela não tivesse vindo pra eu ir em casa tomar um banho, eu tinha desanimado", desabafa.
O curso
O curso de capacitação para cabeleireiro do Senac oferece 32 vagas paras duas turmas nos turnos da manhã e da tarde, dentro do programa de gratuidade de cursos. Aplicado em uma carga horária correspondente a 400 horas, é um dos mais procurados da instituição, acompanhado do curso de culinária. De acordo com o Senac, a renovação do portfólio de curso se dá a cada três meses e a procura sempre é intensa. Para aqueles que não conseguem uma vaga, mesmo tendo aguardado na fila, é criado um cadastro reserva.